Estudantes e professores interagem com o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a inauguração dos estúdios da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH)

No dia 11 de setembro de 2025, foram inaugurados os estúdios da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH) no estado do Pará, localizados nos municípios de Belém, Santarém, Marabá e Breves. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Helena Schweickardt, do secretário de Educação do Estado do Pará, Ricardo Sefer, além de professores e estudantes do ensino médio da Amazônia paraense. A mediação foi realizada pelo coordenador do Ensino Médio, professor Higor Okada.
A inauguração dos quatro estúdios ocorreu de forma simultânea e permitiu que estudantes e professores interagissem com as autoridades presentes no estúdio de Belém.
No estúdio de Marabá, o professor Ayrton Brauna e as alunas Cleiciane Silva e Whene Kemile, do 1º ano da E.E.E.M. Macário Dantas (Anexo), do município de São Geraldo do Araguaia, apresentaram o vídeo “Pretagonismo”. A produção integra o projeto “Responsabilidade Social: Colocar-se no lugar do outro para observar o mundo dessa perspectiva”, que proporcionou aos estudantes discussões sobre a temática dos direitos humanos. As atividades foram desenvolvidas nas unidades curriculares Aprofundamento de Área, Eletiva e Projeto de Vida, no percurso de aprofundamento e integração de estudos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
No estúdio de Santarém, o professor Arlisson Reis e os estudantes Kaio Eduardo, Marcela Kamile, Pietra Lorraine e Lelane dos Santos, do 3º ano da E.E.E.M. Diocesana São Francisco, do município de Santarém, apresentaram o “Arraiá do Chicão” e a “Revista Digital Junina”. Ambos são produtos do projeto “Vivências Juninas”, no qual os estudantes puderam experimentar a arte como expressão da cultura humana, compreendida a partir de múltiplas dimensões. As atividades foram desenvolvidas de forma integrada entre o componente curricular de Arte e a unidade curricular Eletiva, no percurso de aprofundamento e integração de estudos de Linguagens e suas Tecnologias.
No estúdio de Belém, os professores Débora Sabá e João Sauaia, ambos da E.E.E.F.M. Salesiana do Trabalho, do município de Belém, representaram os professores que participaram do curso de formação pedagógica da RIEH ofertado em caráter experimental para alguns professores da rede pública estadual da capital. Os professores relataram sobre a experiência em participar do curso e como os estúdios da RIEH podem contribuir para as potencializar as ações desenvolvidas nas escolas.
Para a professora Débora:
“participar do curso da RIEH foi uma experiência incrivelmente enriquecedora. A formação nos abriu os olhos para novas metodologias e tecnologias que podemos usar em sala de aula, A oportunidade de interagir com outros educadores e trocar experiências também foi muito valiosa para todos nós, pois isto criou uma rede de apoio e colaboração que nos inspiram a sermos professores ainda melhores. Nos estúdios da RIEH, vemos um potencial enorme para o nosso trabalho. Eles oferecem uma infraestrutura completa que nos permite produzir materiais didáticos de alta qualidade. O curso e os estúdios da RIEH nos deram as ferramentas e a confiança necessárias para inovar nossa prática pedagógica e continuar evoluindo como educadores”, frisou.
Já o professor João relatou:
“Consideramos o Estúdio da Rieh como a extensão da Escola e como exemplo real temos o projeto MídiaCop que a Escola Salesiana foi convidada a participar. O objetivo do projeto é capacitar os participantes a produzir conteúdo midiático de alta qualidade. Os alunos estão aprendendo a criar e postar notícias, produzir vídeos e fazer podcasts. Para que todas essas atividades sejam possíveis, a parceria com o estúdio da RIEH é essencial.