Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Resultados da avaliação

Resultados das avaliações

Olá! Você está na página de resultados das avaliações diagnósticas e formativas realizadas pela secretaria de educação. A página está organizada para apresentar dos resultados gerais aos mais específicos, que são os resultados de cada estudante.

Primeiramente, são apresentados os resultados médios de todos os estudantes do nível de abrangência de sua responsabilidade. Por exemplo, se você é técnico da secretaria, os primeiros resultados são de todos os estudantes da rede; se você for gestor escolar, os resultados referem-se aos estudantes da sua escola. Ao final da página, é possível conhecer os mesmos resultados, de modo desagregado, até o nível de estudante.

Utilize os filtros abaixo para selecionar a avaliação, a etapa e o componente curricular cujos resultados deseja conhecer.

Há dois conjuntos de indicadores disponíveis para esta avaliação: participação e desempenho. Se analisados conjuntamente, eles permitem o diagnóstico do desempenho dos estudantes e, consequentemente, a definição de estratégias focadas nas dificuldades de aprendizagem apresentadas.

Dados atualizados em: 02/09/2021 às 14:10

Participação

Como foi a participação dos estudantes?

Taxa de participação
--%


Confira, ao lado, a taxa de participação nesta avaliação. Esse valor considera o percentual de estudantes que respondeu a pelo menos um item do caderno de teste.

Os estudantes responderam a todos os itens do caderno?

Média de itens respondidos
-- de --


Ao lado, você pode conferir a média de itens respondidos pelos estudantes nesta avaliação. O indicador informa quantos itens, em média, foram respondidos pelos estudantes em relação ao total de itens apresentados no caderno.

Desempenho

Como foi o desempenho dos estudantes nesta avaliação?

Percentual médio de acertos no teste
--


O primeiro conjunto de informações sobre o desempenho dos estudantes refere-se ao desempenho global no teste. O indicador ao lado informa qual foi o percentual médio de acertos no caderno de teste.

Para conhecer os itens avaliados e a sua resolução comentada pelos especialistas das áreas de conhecimento, acesse o botão Saiba mais.

Há diferenças significativas de aprendizagem entre os estudantes?

Distribuição dos estudantes por categoria de desempenho
Muito baixo - estudante(s)
Baixo - estudante(s)
Médio - estudante(s)
Alto - estudante(s)

De acordo com o percentual total de acertos no teste, é possível classificar o desempenho dos estudantes em quatro categorias: muito baixo (até 25% de acerto), baixo (26% a 50% de acerto), médio (51% a 75% de acerto) e alto (acima de 75% de acerto). Isso ajuda a identificar diferentes níveis de aprendizagem entre os estudantes e, assim, direcionar o trabalho com o objetivo de minimizar as desigualdades educacionais existentes entre eles. O gráfico ao lado apresenta o número de estudantes em cada uma dessas categorias. Para compreender o significado de cada categoria, acesse o botão Saiba mais, logo abaixo do gráfico.

Como foi o resultado em cada habilidade avaliada?

Percentual de acertos por habilidade

Nos cards acima, você pode conferir o percentual de acertos em cada habilidade avaliada no teste. Com base nessas informações, é possível identificar as habilidades nas quais os estudantes apresentam mais dificuldade. Não deixe de acessar o card Orientações Pedagógicas, localizado na página inicial (Minha Página). Lá você encontrará materiais e reflexões sobre a importância dessas habilidades para a aprendizagem dos estudantes.