Conheça o SisPAE

Foto: Conheça o SisPAE
Conheça o SisPAE

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) se caracteriza como uma avaliação de larga escala que apresenta o diagnóstico da educação pública do Pará, e mapeia, por meio de testes padronizados, as proficiências dos alunos das redes estadual e municipal em Língua Portuguesa e Matemática e disponibiliza, a partir de questionários contextuais, informações sobre as condições sócio econômicas das escolas sob a perspectiva dos diversos membros da comunidade escolar. Deste modo, o SisPAE consolida-se como um mecanismo de análises que subsidiam as ações da Secretaria de Estado de Educação do Pará e das Secretarias Municipais de Educação como forma de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no sistema de ensino público paraense.

O SisPAE foi constituído como uma avaliação censitária, contemplando todas as escolas das redes estadual e municipal. Os critérios necessários para que uma escola tenha dados do SisPAE publicados é conter ao menos 20 alunos matriculados nos anos/séries alvo da avaliação e 50% desses alunos participando da avaliação.

Atualmente, a aplicação do SisPAE é compulsória para todas as escolas da rede estadual. Já a participação das escolas municipais é condicionada à adesão das redes municipais.

A primeira Edição do SisPAE ocorreu em 2013, em seguida aconteceram mais três edições anuais, 2014, 2015 e 2016, a partir de então a avaliação passou a ser bianual, realizada em anos pares, a partir de 2018. Com o cenário da pandemia de Covid-19 que se estabeleceu não houve aplicação do SisPAE no ano de 2020.

O SisPAE 2022, foi executado pelo CAEd/UFJF, a Avaliação Formativa envolveu elaboração de instrumentos, distribuição e recolhimento, aplicação, processamento (técnico e administrativo), análise, elaboração de relatório e divulgação de resultados. Avaliou 314.645 alunos, na rede estadual de ensino nas turmas de 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio.

Ações Integradas:

A Avaliação do SisPAE é integrada por diversas ações: desenho da avaliação, metodologia, base de dados, manuais de apoio, meios de transporte adequados, equipes de trabalho treinadas, apoio logístico na distribuição e recolhimento do material e gestão do processo de aplicação. Envolve desde o treinamento dos profissionais até a sensibilização dos agentes que participam direta ou indiretamente do processo de avaliação.

Estruturar o diagnóstico do Sistema Educacional do Pará requer considerar  a dimensão geográfica do Estado (1.248.042 km²), bem como a realidade educacional e sociocultural de 12 Regiões de Integração, 144 Municípios, Unidades Regionais de Educação, Unidades Seduc na Escola e Unidades de Ensino das redes estadual e municipal. Relevante também é atender aspectos contextuais que compõem a engrenagem funcional da educação, além de compreender a Avaliação como ferramenta institucional que visa aprimorar a gestão de pessoas e de processos do espaço escolar.