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Histórico da Avaliação de larga escala no Pará

Foto: Histórico da Avaliação de larga escala no Pará
Histórico da Avaliação de larga escala no Pará

 A Avaliação do SisPAE

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional - SisPAE foi uma das iniciativas criadas no âmbito do Projeto de Melhoria da Qualidade e Ampliação da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará. Seu marco espelha o esforço do governo paraense para melhorar os indicadores da educação pública paraense.

A primeira edição do Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE foi realizada em 2013, mas sua implementação ocorreu de fato no ano de 2014, por meio da Portaria n.º 919/2014.

Na primeira edição, ocorrida no ano de 2013, participaram da avaliação 223.442 alunos da rede estadual do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental; e 1ª; 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional do Estado do Pará – SisPAE foi implementado para avaliar todas as escolas da rede estadual e, por adesão as escolas da rede municipal. Trata-se de um sistema de avaliação em larga escala, censitária, que se propôs a avaliar a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática de alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A secretaria realizou as edições de 2014, 2015, 2016 e 2018.

Em 2014, o SisPAE ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro, envolveu a participação de alunos, professores e diretores de 4.074 escolas públicas (886 estaduais, 3.180 municipais e 8 casas familiares rurais). Da previsão inicial de 807.393 mil alunos, participaram da avaliação 583.823 alunos.

Em 2015 aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro. Dessa edição participaram alunos, professores e diretores de 3.795 escolas, distribuídas em 142 municípios paraenses, sendo  876 escolas estaduais, 2.919 escolas municipais e 16 casas familiares rurais. Da previsão de 811.127 alunos matriculados em 4.045 escolas, participaram da avaliação 555.722 alunos em Língua Portuguesa e 554.983 alunos em Matemática, o que resulta em média de 65% em relação ao total de alunos previstos.

Após a realização da edição de 2016, o SisPAE passou a ser aplicado de forma bianual, ocorrendo em anos pares. A mudança visou concentrar as ações no uso pedagógico dos resultados e, ao mesmo tempo, somar os esforços da Seduc às mudanças que o Ministério da Educação (MEC) tem implementado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nesse contexto, a edição do SisPAE 2016 aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro e contou com a participação de alunos, professores e diretores de 3.533 escolas: 814 estaduais, 2.714 municipais e 6 casas familiares rurais. Do total de  563.413 alunos previstos, participaram 376.830.

A Edição 2018 foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, contou com a participação de 3.763 escolas (873 estaduais e 2.890 municipais), participaram da avaliação 431.940 dos 596.579 previstos.

O SisPAE foi executado por instituições especializadas em avaliação educacional em larga escala, por meio de processo licitatório. No ano de 2013, foi realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAEd/UFJF. As edições de 2014, 2015, 2016 e 2018 foram executadas pela  Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista -VUNESP.

No ano de 2021 a Secretaria de Estado de Educação em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAEd/UFJF realizou a Avaliação Diagnóstica 2021, no período de 21 a 25 de junho, com o objetivo de diagnosticar o impacto das atividades realizadas a distância durante o período de isolamento social na Pandemia de Covid-19 e verificar, de uma maneira mais apurada, se o nível de aprendizagem dos estudantes, está de acordo com a etapa de ensino em que se encontram.

A aplicação das provas aconteceu em dois formatos, uma prova digital (opcional para os alunos com acesso à Internet) e provas impressas, com a previsão de 142.881 alunos, distribuídos no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participaram, efetivamente, da avaliação 87.900 alunos (61,5% do total previsto), de 828 escolas, distribuídas nos 144 municípios paraenses.

O SisPAE 2022, foi executado pelo CAEd/UFJF, a Avaliação Formativa envolveu elaboração de instrumentos, distribuição e recolhimento, aplicação, processamento (técnico e administrativo), análise, elaboração de relatório e divulgação de resultados. Avaliou 314.645 alunos, na rede estadual de ensino nas turmas de 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio.

 

 



 

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