Seduc e Unicef realizam formação para supervisores do programa "Busca Ativa Escolar"

06/09/2021 10h19 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 783 visualizações
Foto: Seduc e Unicef realizam formação para supervisores do programa
Foto: Alex Ribeiro (Agência Pará)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoveram nesta quinta-feira (2), o curso de formação continuada para supervisores do programa “Busca Ativa Escolar”. A iniciativa foi organizada pela Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) e direcionada a técnicos das Unidades Seduc nas Escolas (USEs) e das Unidades Regionais de Ensino (UREs).

A capacitação consiste em fomentar conhecimento para fortalecer o trabalho e conhecer o diagnóstico de cada município, através da plataforma disponibilizada pelo Unicef. Essa ferramenta servirá como base para dar apoio, registrar, controlar e acompanhar de maneira pedagógica as crianças e adolescentes que estão fora da escola, além de subsidiar o plano de trabalho que os técnicos irão fazer junto à comunidade escolar.

O encontro ocorreu por meio de uma videoconferência e estava previsto no acordo de cooperação entre a Seduc e o Unicef, com o intuito de auxiliar ações e estratégias pedagógicas para o enfrentamento da evasão escolar. Além disso, estão sendo planejadas diversas atividades integradas com órgãos estaduais e municipais, a fim de identificar crianças e adolescentes que estejam fora da escola ou em vulnerabilidade social.

Segundo a coordenadora da Caec, Giovana Costa, a contribuição de outros membros da sociedade e que estão dentro do território escolar é fundamental para a excelência dos resultados e, com isso, fazer com que o aluno retorne à escola.

“Em uma ação integrada, o envolvimento de profissionais das mais diversas áreas, forma um coletivo de saberes. É nítido que isso torna os trabalhos mais leves e se torna menos cansativo para a educação, além de gerar uma motivação para que as atividades tenham o seu desenvolvimento mais exitoso e duradouro”, ressalta.

A dirigente ressalta, ainda, que o Busca Ativa Escolar era realizado exclusivamente pelas escolas e, atualmente, a proposta é que a iniciativa não fique somente no âmbito escolar e que a responsabilidade pelas ações sejam compartilhadas. “Quando se planeja uma ação integrada, a execução fica mais leve e o resultado mais exitoso, mais concreto e, com certeza, conseguimos o retorno do aluno e sua permanência durante o ano letivo”, complementa Giovana Costa.

BUSCA ATIVA ESCOLAR

Essa iniciativa é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o Unicef, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estejam fora da escola.

O “Busca Ativa Escolar” permite que sejam enviadas informações por meio de um aplicativo ou por SMS, para o Unicef. A partir daí, uma equipe intersetorial local vai tomar as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem desses estudantes, ajudando-os a voltar às salas de aula.