Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em iniciativa do 'Alfabetiza Pará', Seduc abre seleção para professores-autores de materiais didáticos

10/08/2023 10h17 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 7165 visualizações
Foto: Em iniciativa do 'Alfabetiza Pará', Seduc abre seleção para professores-autores de materiais didáticos
Foto: Divulgação

Estão abertas até o próximo dia 31 de agosto as inscrições para professores-alfabetizadores das redes estadual e municipal paraense interessados em participar do processo seletivo para se tornarem autores do novo material didático para 1° e 2° anos de Língua Portuguesa, que será elaborado exclusivamente para o "Programa Alfabetiza Pará". Para participar, basta preencher um formulário . O edital do processo seletivo está disponível neste link .

Com realização da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), a ação é realizada pela Nova Escola em parceria com a Associação Bem Comum (ABC), que ficarão responsáveis pela seleção, formação e acompanhamento ao longo do processo de construção do material.

“Neste ano distribuímos o material didático do programa 'Alfabetiza Pará' para todas as nossas escolas de anos iniciais e para as escolas municipais que aderiram à iniciativa. Também contamos com o 'Prepara' para a recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes da rede estadual. Essa parceria com a Bem Comum nos permitirá a quebra da sequência de 34 anos sem material didático próprio do estado, produzido por nossos professores e especialistas, com as características maravilhosas do Pará. É um momento de muita alegria para a educação, vamos avançar para também contemplar as demais etapas de ensino”, destaca Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.

Em regime de colaboração, o Alfabetiza Pará tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças paraenses até o final do segundo ano do ensino fundamental.  A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual.

A Nova Escola fará a seleção e contratação dos 15 professores que serão responsáveis pela produção do material, de janeiro a abril de 2024. A remuneração será feita de acordo com o volume de entregas combinadas, a partir de um regime de contratação por cessão de direitos autorais. 

Foto: Divulgação

Critérios - Para participar do processo é necessário que os candidatos estejam em sala de aula e tenham, pelo menos, três anos de experiência em alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas; é desejável que tenham participado, nos últimos três anos, de formações sobre a Base Nacional Comum Curricular ou sobre o Documento Curricular do Território Paraense, além de disponibilidade para participar durante todo o período de duração do edital.

Os professores-autores vão desenvolver material didático que contribua com a rotina pedagógica de outras professoras/es das redes públicas municipais e estadual, no processo de alfabetização, e que assegure a qualidade do ensino e aprendizado de todos os docentes. Com isso, a seleção se compromete em compor um time diverso com o objetivo de assegurar que o material didático apresente a pluralidade de características do estado. 

“Queremos que as escolas do Pará recebam um material com informações regionalizadas, ou seja, que todo o conteúdo dialogue com a cultura, a linguagem e as referências locais, para que as crianças se identifiquem com o material e se sintam protagonistas da aprendizagem”, explica Ana Lígia Scachetti, pedagoga e diretora de Educação da Nova Escola.

Serviço: As inscrições terão duas etapas, a primeira delas por meio de um formulário de inscrição via Google Forms, que precisará ser respondido até 31 de agosto de 2023; e a segunda constará de uma entrevista com a equipe da Associação Nova Escola.