Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Projeto Sacola Viajante incentiva alfabetização de alunos

16/06/2020 14h52 - Autor: Colaboração: Lucas Rocha (ASCOM) 1786 visualizações
Foto: Projeto Sacola Viajante incentiva alfabetização de alunos
Projeto Sacola Viajante incentiva leitura de alunos da alfabetização | Fotógrafo: Rai Pontes

s aulas presenciais na rede estadual estão suspensas, mas as escolas têm se esforçado para manter o contato dos alunos da alfabetização com a leitura e a escrita. Na Escola Estadual Santo Agostinho, no bairro do Marco, em Belém, o Projeto Sacola Viajante tem sido um incentivo aos estudos para as crianças de séries iniciais.


O “Sacola Viajante” é uma adaptação do antigo projeto “Sacola literária”, que antes da pandemia consistia em trabalhar a leitura de livros na sala de aula para destacar a importância do ato de ler. Com o fechamento das escolas o projeto foi readequado e agora conta também com instruções via whatsapp. “Estamos buscando diversas formas e estratégias para alcançar essa criança, mesmo com a suspensão das aulas”, comenta a diretora da escola, Glorete Lima.


O projeto atende a crianças da 4ª e 5ª série e tem esse nome porque a sacola viaja com o livro pela casa dos alunos. A cada semana um aluno é sorteado de forma virtual pela professora para ficar com a sacola por alguns dias. Depois desse período, o aluno tem que contar a história para os colegas de classe, na forma de vídeo. Para facilitar a comunicação entre aluno e professor todas as dúvidas, explicações e debates são feitos pelo whatsapp.

Escrita e oralidade
Ultimamente a sacola foi reforçada com cadernos de exercícios impressos para ajudar os alunos com os estudos, em especial os que não têm acesso à internet. Além de trabalhar a leitura a iniciativa também fomenta a oralidade e a escrita, nas formas de vídeos e textos. “A leitura proporciona grande positividade no processo de aprendizagem da criança”, explica a professora e idealizadora do projeto, Cintia Tavares. 


Os pais são parceiros da escola e cabe a eles buscarem a sacola, levar para casa e acompanhar a atividade com os filhos. O projeto conta com o revezamento de cinco professores que se encarregam de manter o plantão para atender as famílias. 

O projeto tem uma grande aceitação da comunidade escolar, que é também uma forma de amenizar a ansiedade das crianças pelo retorno à escola nesse período de isolamento social. É o caso do aluno do 4º ano, José Miguel Seabra, de 9 anos. Essa semana José Miguel ficou responsável pela sacola viajante. “Meu filho melhorou muito a leitura, à noite ele conta a história, isso vai ajudar na ortografia dele”, comentou a mãe, Lucileide Seabra.


Além da “Santos Agostinho”, as escolas da USE 8 (Unidade Seduc na Escola) vêm trabalhando a implantação de diversos projetos de leitura nas unidades de ensino, para fazer esse resgate do aluno e dar suporte aos pais e professores. “A USE procura apoiar os projetos com infraestrutura e ideias. Os bons exemplos são estendidos às demais escolas que têm sempre o acompanhamento do aluno como foco principal”, explica a gestora da USE 8, Geovânia Santos. 




MAIS FOTOS