Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Benevides, Fasepa e Seduc promovem Feira de Profissões para socioeducandos

06/12/2022 13h37 - Autor: Governo do Pará (SECOM) 377 visualizações
Foto: Em Benevides, Fasepa e Seduc promovem Feira de Profissões para socioeducandos
Em Benevides, Fasepa e Seduc promovem Feira de Profissões para socioeducandos (Foto: Divulgação)

Iniciativa ofereceu orientações e esclarecimentos para os adolescentes sobre o mercado de trabalho, a fim de incentivar a escolha profissional

A Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), promoveu de 29 de novembro até quinta-feira (1), a Feira de Profissões “A formação para o mundo do trabalho na socioeducação”. A ação ofereceu orientações e esclarecimentos aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, sobre o mercado de trabalho, a fim de incentivar possibilidades da escolha profissional.

A gestora da unidade, Ester Costa, disse que “o objetivo é pensar no futuro pós-medida, nossa responsabilidade consiste em oferecer aos jovens socioeducandos a oportunidade do mesmo ser protagonista de seu futuro”.

Gestora Ester Costa (Foto: Divulgação)

Segundo a gestora, o socioeducando desde a sua entrada na medida de internação e no cumprimento da sua medida socioeducativa, recebe orientações sobre os cursos ofertados pela Fasepa e as opções de carreiras profissionais que contribuem e facilitam para uma escolha mais adequada ao seu perfil. Ela comentou que apresentar as profissões do mercado possibilita ampliar o conhecimento dos socioeducandos sobre a profissionalização.

"Essa é uma oportunidade de dialogar com a comunidade socioeducativa, assegurando a informação aos jovens que cumprem a medida, deixando-os cientes das atribuições de cada profissão e campo de trabalho da mesma, bem como uma forma de reforçar o desenvolvimento do protagonismo juvenil no eixo da profissionalização”, disse Márcia Conde, coordenadora técnica da unidade, em Benevides.

A programação contou com a parceria da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), por meio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Carlos Gomes da Costa, vinculada à  Fasepa. A unidade promoveu a interação entre os socioeducandos e profissionais de diversas áreas. Os profissionais falaram sobre o campo de atuação no mercado e sobre a vida profissional, relatando experiências.

Professor Geraldo Barros durante a palestra (Foto: Divulgação)

O professor doutor Geraldo Barros, da Seduc, palestrou e realizou oficina sobre “A contribuição da educação para o mundo do trabalho”. "Visualizo a educação como uma ferramenta importante para trazer novos rumos, possibilidades dentro daquilo que almejam e que traçam os jovens dentro do seu projeto de vida, a oficina foi muito produtiva, durante a execução eles conseguiram projetar as suas profissões, qualificações, e as suas necessidades de estarem cada vez mais empenhados na escola”, disse o professor.

O Centro Socioeducativo de Benevides, unidade executora da medida socioeducativa de internação e medida cautelar de internação provisória da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), visa apoiar e proporcionar aos socioeducandos, orientações importantes quanto à escolha profissional.

Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial expôs a missão do Senac, bem como, os serviços ofertados. O evento, em Benevides, teve ainda a participação da escritora Beatriz Chaves Messias, degustação da produção de confeitaria e panificação feita pelos socioeducandos no projeto “Saboart”, e uma oficina de plotagem.

Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa


MAIS FOTOS