Socioeducandos da Fasepa fortalecem vínculos familiares com Celebração de Natal

26/12/2023 16h35 - Autor: Dani Valente (FASEPA) 1060 visualizações
Foto: Socioeducandos da Fasepa fortalecem vínculos familiares com Celebração de Natal
Socioeducandos da Fasepa fortalecem vínculos familiares com Celebração de Natal

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), seus familiares e socioeducadores, celebraram o Natal com arte, música, jogral, coral, dança e teatro, tendo como tema o nascimento de Jesus. As comemorações aconteceram de 14 a 25 de dezembro em todas as 15 Unidades Socioeducativas da Fasepa.

As unidades prepararam pedagogicamente os socioeducandos durante o mês de dezembro, sob a coordenação dos gerentes das unidades, coordenação pedagógica e professores da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc). Os jovens se envolveram em todas as produções, desde a decoração do espaço para a confraternização até a confecção dos convites, que foram feitos nas oficinas de arte.

Foto: Divulgação

O principal objetivo da programação é fortalecer os vínculos familiares, agregar valores, e fortalecer o espírito natalino. Além de despertar a sensibilidade artística, organização e responsabilidade dos jovens.

"O Natal tem um significado muito forte para todas as famílias, nessa época os nossos adolescentes ficam muito tristes de estarem longe de suas casas, nesse contexto os eventos que realizamos para eles, trás esperança, amor e reencontro", relatou a gestora Helennice Ribeiro, da Unidade de Atendimento Socioeducativa de Ananindeua (Uase 3).

No Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (Cseba), os jovens confeccionaram uma árvore artesanal com rede de pesca e materiais recicláveis que deu o tom na ornamentação do ambiente, além da elaboração de convites, ensaio de coral, teatro, entre outras apresentações artísticas. A confraternização de Natal aconteceu no último dia 22, onde familiares e convidados puderam prestigiar tudo que foi preparado.

Para a pedagoga do Cseba, Rita Clemente, esses momentos são muito significativos pois é possível promover a integração da Comunidade Socioeducativa representada por socioeducandos, familiares, servidores e parceiros. "Além das apresentações natalinas protagonizadas pelos socioeducandos, houve sobretudo o fortalecimento dos vínculos familiares com a presença das famílias que tiveram a oportunidade de trocar brindes natalinos e desfrutar de momentos de paz e reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal", disse a pedagoga.

Foto: Divulgação

Além da criatividade na decoração, outros detalhes preparados especialmente para os eventos de cada unidade, emocionaram os presentes. Algumas unidades preparam cestas básicas e brindes para os familiares e todos os socioeducandos receberam presentes.

Segundo o gestor Alan Lima, do Centro Socioeducativo Masculino (Cesem), as celebrações de Natal não são apenas para comemorar, mas também uma ação pedagógica que sensibiliza e transforma as relações dentro do espaço socioeducativo. “Agradeço a Deus a oportunidade de poder agregar as pessoas para juntos podermos realizar essas ações tão importantes para o processo de fortalecimento de vínculos, tanto familiares, como no espaço de trabalho. Essa não é uma festa simples, é uma ação pedagógica”, destacou o gestor.

Após as apresentações cada unidade proporcionou aos socioeducandos, seus familiares e convidados um lanche especial. Os eventos encerram as atividades comemorativas realizadas na Fasepa durante toda a semana.

Conforme a pedagoga Eliana Ercília do Eixo Educação da Fasepa, esse é um momento diferenciado para os socioeducandos, pois, além da apresentação dos conteúdos educacionais, a cultura e a tradição natalina são trabalhadas de forma prática, objetiva, ajudando na sensibilização e aproximação dos adolescentes e seus familiares. “A participação das famílias ajuda no resgate das relações sociais e afetivas e isso terá um resultado muito importante lá na frente, ao final da medida", destacou Eliana.

A Fasepa reforça, em suas programações, que embora os adolescentes estejam privados de liberdade, os demais direitos devem ser garantidos, incluindo a cultura e o lazer, conforme prevê a legislação.