16/06/2023 15h15 - Autor: Clayton Santos / Ascom Seduc 281 visualizações
Foto: Projeto entrega mais de 5 mil absorventes a estudantes de escola estadual, em Belém
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Iniciativa do MPPA tem apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Belém e Unicef, e tem como objetivo incentivar o combate à pobreza menstrual

O projeto “Pobreza Menstrual: Absorvendo Dignidade”, realizado pelo Ministério Público do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais (Caods), em parceria com o Governo do Estado, Unicef e Prefeitura de Belém, entregou mais de cinco mil absorventes para estudantes da Escola Estadual Hilda Vieira, em Belém. A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), nas dependências da instituição de ensino.

Rose Santos, diretora da Escola Estadual Hilda Vieira, conduziu os trabalhos e falou sobre a importância do projeto e as dificuldades enfrentadas pelas estudantes. “Essa entrega vai atender a necessidade de uma aluna muito carente, que muitas das vezes não tem condições de comprar um absorvente para sua higiene pessoal e acaba deixando de ir às aulas por alguns dias. E, não é só a distribuição de absorventes, mas também estamos orientando sobre os aspectos afetivos e sociais na vida e formação desses alunos”, afirmou.

Diretora Rose Santos - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O coordenador do Caods, Carlos Eugênio dos Santos, realizou a entrega e falou sobre a importância do projeto para garantir os direitos das alunas. “Estamos tratando de um direito das pessoas que menstruam. Já existem leis nas esferas nacional e estadual, e há um projeto de lei municipal. Esperamos que outros municípios do Pará também promovam suas leis, para que essas pessoas que menstruam tenham esse direito respeitado e garantido”, enfatizou.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O Projeto “Pobreza Menstrual: Absorvendo Dignidade”, que beneficia alunas da rede pública de ensino, pretende incentivar, fomentar e implantar o atendimento eficiente de política pública no combate à pobreza menstrual no Pará, por meio de ações de educação, saúde e assistência social, e conscientização em duas escolas públicas de Belém pertencentes às redes municipal e estadual.