Seduc compartilha relatórios sobre Piloto de Avaliação em Letramente Climático da OCDE
A avaliação piloto, aplicada em agosto de 2025, alcançou mais de 7.900 estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental e 1.º ano do Ensino Médio no Pará, por meio de questionários sobre atitudes, conhecimentos e conceitos relacionados à alfabetização climática
A COP30, realizada pela primeira vez em território amazônico, abriu espaço para discutir como a Educação pode impulsionar a ação climática a partir das escolas. O evento, de repercussão internacional, evidenciou a urgência de fortalecer a resiliência e o desenvolvimento sustentável em uma região diretamente afetada pelos impactos dos fenômenos climáticos extremos.
Nesse cenário, o papel das escolas ganha ainda mais relevância. Especialistas destacam que promover a educação climática é essencial para preparar os estudantes diante dos desafios ambientais já sentidos na Amazônia. Medir o que os jovens sabem, como agem e quais práticas adotam em relação ao meio ambiente torna-se fundamental para orientar políticas públicas e formar cidadãos capazes de liderar transformações sustentáveis.
Durante a COP30, a Secretaria de Estado de Educação do Pará, junto a especialistas do BID, UNESCO, OCDE e da Oficina para a Educação Climática, compartilhou sua Política Educacional para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, estabelecida no final de 2023, com um componente curricular obrigatório para estudantes da Educação Básica. Essa política poderá vir a atender aproximadamente 1,5 milhão de estudantes no Pará caso todos os municípios venham a aderir, e estão previstas iniciativas para sua melhoria e expansão, como parte do escopo da Operação de Empréstimo firmada entre o BID e o Governo do Pará.
Nessa mesma linha, a OCDE, por meio de seu Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), implementou em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) um programa piloto de avaliação de alfabetização climática no Estado do Pará, no Brasil, com a participação de 90 escolas públicas. Essa experiência é a primeira de seu tipo na região amazônica, e os resultados do piloto servirão de base para futuras medições do PISA em nível internacional, fortalecendo a incorporação da cidadania verde nas agendas educacionais. Segundo a OCDE, a avaliação em alfabetização climática busca identificar o nível de desenvolvimento em conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos dos estudantes para se adaptar aos desafios climáticos.
Pará abre caminho para a avaliação de alfabetização climática no mundo
A experiência do Pará, apresentada durante a COP30, tornou-se um exemplo para avançar na integração da alfabetização climática nas avaliações internacionais, como o PISA 2029. Essa iniciativa abre um diálogo inspirador sobre como as políticas educacionais podem ser ferramentas reais de ação climática, refletindo o compromisso do Estado com uma educação mais sustentável e o futuro da Amazônia.
Saiba mais sobre os resultados do piloto do PISA no Pará e sobre a Alfabetização Climática — os relatórios estão disponíveis aqui: