Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes de Ananindeua criam lixeira com uso de IA para separação de resíduos

07/01/2026 15h37 - Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc) 89 visualizações
Foto: Estudantes de Ananindeua criam lixeira com uso de IA para separação de resíduos
  Equipe de Robótica que participa do projeto - Foto: Divulgação

Projeto de robótica de alunos de uma escola estadual alia tecnologia, sustentabilidade e protagonismo juvenil em solução inovadora para a reciclagem

A integração entre tecnologia, sustentabilidade e aprendizagem interdisciplinar ganha espaço na Escola Estadual João Carlos Batista, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Estudantes do Grupo de Robótica Inova JCB desenvolveram o Projeto “Lixeira Inteligente para Separação de Resíduos (LISER 1)”, uma solução automatizada capaz de identificar e separar materiais recicláveis por meio de Inteligência Artificial (IA).

Foto: Divulgação

O projeto foi formado e orientado pelos professores Marcelo Mesquita, Arthur Queiroz e Klevertton Feio, que atuam de forma integrada no desenvolvimento das atividades pedagógicas e tecnológicas com os estudantes. Para o professor de Matemática Marcelo Mesquita, a iniciativa evidencia o potencial da escola pública na produção científica.

“É importante que nossos alunos do Ensino Médio tenham a oportunidade de aprender e fazer ciência de ponta. Muitas vezes, acreditamos que determinados temas só podem ser trabalhados nas universidades, e o projeto mostra que isso não é verdade. Isso nos deixa muito orgulhosos”, destaca o professor.

Reciclagem e redução de custos - De acordo com os professores, o protótipo foi criado com o objetivo de facilitar o processo de reciclagem e reduzir custos de produção. A lixeira inteligente foi construída com materiais recicláveis e utiliza uma webcam acoplada a um sistema de Visão Computacional e Deep Learning. 

Os professores explicam que, a partir da captura de imagens, o sistema analisa características como cor, textura e brilho para identificar o tipo de resíduo descartado. Após a identificação, um sistema mecânico direciona automaticamente o material para o compartimento correto, tornando o processo mais eficiente e reduzindo a necessidade de separação manual.

Para o estudante Maurício Mota, da 1ª série do Ensino Médio, a participação no projeto representa uma oportunidade transformadora. “Quando soube que fui selecionado para o Grupo de Robótica fiquei muito feliz, pois nunca imaginei participar de algo assim. O projeto me incentivou a dar o meu melhor não só na Robótica, mas também nas outras disciplinas”, informa.

Lixeira sustentável criada por estudantes paraenses - Foto: Divulgação

'Aprendizado para vida' - A aluna Estefane Silva, da 3ª série do Ensino Médio, destaca o impacto formativo da experiência. “Participar do projeto foi algo marcante, que levarei como aprendizado para a vida. A lixeira inteligente me fez enxergar a tecnologia como uma ferramenta real de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas", ressalta, acrescentando que "aprendi a trabalhar em equipe, a ouvir ideias diferentes e a lidar com desafios. Ver a lixeira funcionando foi extremamente gratificante, e despertou em mim o desejo de continuar contribuindo para um futuro mais sustentável”.

De acordo com a metodologia adotada pelo Grupo, o projeto contribui para o desenvolvimento de competências essenciais no Ensino Médio, como pensamento computacional, criatividade, resolução de problemas reais, cultura digital e protagonismo juvenil.

Os professores também informam que a iniciativa surgiu a partir do PDDE Interativo, e foi aprimorada com o uso de kits de robótica doados pelo Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb). A observação da realidade da comunidade local, especialmente no que diz respeito ao tratamento do lixo, também foi determinante para a concepção do projeto.