OFICINA PIGMENTOS DA NATUREZA
OFICINA PIGMENTOS DA NATUREZA
A alquimia natural das cores
A atividade faz parte do projeto “Conscientização e Práticas Socioambientais na Juventude Periférica em Prol dos Direitos Humanos”, apresentado ao Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) pelo estudante Enzo Xavier Alves, representante do estado do Pará no programa.
Durante a oficina, os alunos aprenderam a extrair pigmentos naturais de urucum, açafrão, hibisco, couve e beterraba, que foram transformados em tintas aquarela para suas criações artísticas. Além disso, a professora apresentou tintas, previamente produzidas por ela, a partir de argilominerais, ampliando as possibilidades de experimentação.
Mais do que uma aula de arte, a experiência destacou a importância dos saberes tradicionais e incentivou os estudantes a refletirem sobre a história da comunicação humana, inspirando-se nos registros rupestres deixados por nossos ancestrais.