Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Coleta seletiva: Seduc lança edital para chamada pública de cooperativas

03/07/2020 13h45 - Autor: Leidemar Oliveira (Ascom/Seduc) 786 visualizações
Foto: Coleta seletiva: Seduc lança edital para chamada pública de cooperativas
Coleta seletiva na Escola Joaquim Viana é exemplo para as demais unidades de ensino


A Secretaria de Estado de Educação pretende ampliar a coleta seletiva de resíduos sólidos para as escolas da rede estadual. Por isso, lançou um edital de chamada pública que tem como objetivo ampliar o cadastro atualizado das cooperativas que trabalham com coleta seletiva no Pará.

“A ideia é que todas as escolas do Estado realizem a coleta seletiva. Então esperamos receber propostas não só de Belém, mas de cooperativas de outros municípios”, esclarece Emlly Silva, técnica da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec). Ela lembra que as ações de educação ambiental na região Norte devem ser cada vez mais fortalecidas e o papel da escola é fundamental nesse processo.

O projeto da Seduc pretende, além da coleta seletiva, desenvolver trabalhos pedagógicos por meio de oficinas, palestras e teatros nas 927 escolas estaduais do Pará.  

Desde 2011 o trabalho de coleta seletiva é realizado em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA). Na sede da Secretaria, os servidores são orientados a fazer a separação dos materiais recicláveis. A maior demanda de material reciclado é o papel, mas a cooperativa também recolhe metal e plástico em menor quantidade. A ação acontece uma vez ao mês, com a coleta de cerca de uma tonelada de materiais produzidos nos diversos setores da secretaria.

“Realizamos a coleta seletiva na sede para dar o exemplo para as escolas, mas observamos que poucas adotaram esse trabalho e agora direcionando as cooperativas para as escolas e orientando os diretores de como fazer, acredito que pode dar certo, será a nossa primeira experiência com esse tipo de chamada pública”, diz Emlly.

O edital foi lançado para ampliar o número de participantes da coleta seletiva nas escolas paraenses. “Temos apenas uma cooperativa atuando na sede da Seduc. Ao ampliarmos para as escolas por meio desse edital teremos uma demanda maior para incluir outras cooperativas”, ressalta Emlly, que também faz parte do Comitê Interinstitucional para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis - CIISC/Pará.

Acesse aqui o edital: http://intranet.seduc.pa.gov.br/intranet/sistemas/editais/editais/CHAMADA_PUBLICA_01_2020_Edital_PMIS.pdf