Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola Barão do Rio Branco completa 109 anos de história

15/03/2021 17h01 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 1249 visualizações
Foto: Escola Barão do Rio Branco completa 109 anos de história
Escola Barão do Rio Branco completa 109 anos de história

Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, completou 109 anos de fundação no dia 10 de março. A unidade de ensino foi instituída no período que a Amazônia vivia o apogeu da borracha.

Conhecida, na época, como a “5º Grupo escolar” a escola, inicialmente, funcionou onde hoje é a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), no prédio chamado "Barão do Guamá". Em 1987, o nome mudou para Escola de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco" e, em 1997, uma nova mudança altera o nome para Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Barão do Rio Branco", que teve como aluno um memoráveis escritores literários, Dalcídio Jurandir.

A diretora da instituição, Elizabeth Costa Nogueira, conta que como gestora e professora sempre acreditou que a educação pode se transformar, e que a escola acredita na educação e ao longo de seus mais de 100 anos de existência sempre foi referência.

“A gente luta para que a escola tenha um ensino de qualidade, porque eu acho, assim, se estou aqui na escola, aqui na Barão, outra que seja estadual, tenho que acreditar no potencial do meu aluno. É isso que a escola barão do Rio Branco, faz em mais de 100 anos de história, incentiva e garante uma educação de qualidade para todos. Nós temos que acreditar na escola pública, para mostrar que a gente também tem um ensino de qualidade, nos tornando referência no bairro”, comentou a diretora.

Atualmente, a Barão do Rio Branco atende 537 alunos da educação de tempo integral - do 1° ao 5° Ano, ensino fundamental - 6⁰ ao 9⁰ ano e possui um espaço anexo para a Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar, onde atende também Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O aluno do 8ª ano do fundamental, Flávio Enzo Villar, de 13 anos, conta que veio para a escola por conta das recomendações que sempre teve da escola e, também, por influência de sua avó, dona Celina Machado, que trabalhou por anos na instituição.


“Estava mudando de escola e fiz uma pesquisa. Já tinha referências da Barão, pois minha avó era professora de Língua Portuguesa da unidade e foi uma das melhores escolhas que eu já fiz. Há dois anos, eu entrei no 6º ano e pensei que seria difícil me adaptar, mas pela alma e acolhimento das professoras, foi mais rápido do que eu imaginava”, relatou o aluno.

Hoje, o espaço onde funciona a unidade de ensino guarda as histórias e memórias da riqueza da época. A edificação possui um estilo clássico, como a cobertura de telhas francesas, louças sanitárias importadas dos Estados Unidos, além de uma escadaria de mármore importado e escada de ferro francesa.

Colaboração: Lucas Rocha (Ascom/Seduc)


MAIS FOTOS