Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Inep divulga notas finais do Enem 2020 nesta segunda-feira (29)

29/03/2021 12h28 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 574 visualizações
Foto: Inep divulga notas finais do Enem 2020 nesta segunda-feira (29)
Inep divulga notas finais do Enem 2020 nesta segunda-feira (29)

"A partir das 18h (horário de Brasília), os participantes poderão conferir os resultados individuais no exame"

Nesta segunda-feira (29), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, das versões impressa e digital. A partir das 18h (horário de Brasília), os participantes poderão conferir os resultados individuais das provas, na Página do Participante ou no aplicativo do exame.

De acordo com o Inep, órgão realizador da prova, também serão disponibilizadas as notas dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua a privação de liberdade (Enem PPL).

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do Governo Federal e caso o aluno tenha esquecido a sua senha, o sistema permite que este possa recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “esqueci minha senha”. O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular), escolha uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gere uma nova senha.

Além do resultado da redação, que varia de zero a mil, os participantes poderão conferir as notas individuais, referentes às provas das quatro áreas de conhecimento presentes no exame: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; e Matemática e Suas Tecnologias.

Com as respectivas notas obtidas no Enem, os candidatos podem usá-las no acesso ao Ensino Superior, tanto no Brasil, como em instituições de Portugal. Além disso, com o resultado do exame, os inscritos podem participar de programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados podem ter mais informações sobre os programas que permitem o ingresso ao Ensino Superior, no portal do Ministério da Educação.

Já o resultado do Enem 2020 (impresso), objetivando exclusivamente a autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro, será divulgado no dia 28 de maio de 2021, na Página do Participante e no aplicativo do exame.

NOTAS FINAIS

O Enem é corrigido com base na chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova. Se o participante acertar questões difíceis, é esperado que ele acerte também às fáceis e, se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. Dessa forma, o estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado as questões fáceis também.

A redação tem esquema diferenciado de correção e cada uma passa por, pelo menos, dois corretores previamente selecionados pelo Inep. Vale destacar que, o tema da redação do Enem 2020, foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” e a temática abordada na reaplicação do exame, foi “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.

Com informações de Agência Brasil.