13/05/2021 21h26 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 580 visualizações
Foto: Escola Senador Catete Pinheiro, em Rio Maria, é a 60ª escola entregue pelo Governo do Pará

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alcançou o número expressivo de 60 escolas construídas, reconstruídas, ampliadas e entregues à comunidade escolar desde o início da atual gestão, em janeiro de 2019.

Nesta quinta-feira (13), no município de Rio Maria, sudeste paraense, a Escola Estadual de Ensino Médio Senador Catete Pinheiro foi a 60ª entregue pelo executivo estadual, beneficiando pouco mais de 600 alunos matriculados na instituição, professores e toda equipe técnica-administrativa.

“Hoje, no dia do aniversário de 39 anos da cidade de Rio Maria, poder estar aqui, entregando esta escola fantástica, a Senador Catete Pinheiro - além de poder estar junto com a prefeitura também na Escola Municipal Expedito Ribeiro - demonstra o compromisso com o futuro, apostando no presente. Trabalhando para garantir com que as crianças e os jovens de Rio Maria possam ter, a partir do investimento em educação, a projeção de um futuro melhor, através do conhecimento e, a partir de então, a abertura de novos horizontes para que a vida seja de pleno êxito e vitória”, disse o governador Helder Barbalho.

As obras contemplaram salas de aula climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática e multidisciplinar, espaço de convivência, quadra de esportes coberta, além das salas da secretaria, coordenação e direção escolar e oferece ensino na modalidade de ensino médio regular. A realização de um sonho para alunos e professores da cidade, como salienta a diretora da escola, Fátima Souza.

“Eu trabalho nesta escola há 23 anos, e para nós foi a realização de um sonho, pois muitas pessoas desejam ter uma escola assim e hoje estamos contemplando essa realização com salas de aula climatizadas, quadra de esportes e ampliação de algumas salas”, enfatizou Fátima.

Para a estudante Jennifer da Silva Costa, de 17 anos, da 3ª série do ensino médio, a reconstrução da unidade de ensino veio para acrescentar valor à aprendizagem dos alunos.  “Agora sim vamos estudar em um ambiente totalmente reformado e muito bonito. Com a nova escola, as salas agora estão climatizadas, com espaços adequados para as aulas e novos equipamentos tanto para nós, alunos, quanto para os professores. Ficou muito melhor agora pra estudar”, disse Jennifer.

Outro aluno que também avaliou positivamente o resultado foi Enzo Grimaldi, de 17 anos, da 3ª série do ensino médio. Ele lembra que antes era muito difícil se concentrar nos estudos devido a temperatura, mas que está bastante satisfeito com o resultado. “A escola está muito bonita agora, pois vamos ter um melhor desempenho e estímulo para estudar. Antes, ficávamos com calor na sala de aula, o que atrapalhava o aprendizado, agora, com as salas climatizadas, vai ser melhor para se concentrar. Está impecável”, disse Enzo.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que a partir de agora, a unidade escolar vai poder ampliar a oferta de vagas para novos alunos, implementar projetos pedagógicos diferenciados, além de proporcionar espaços modernos e confortáveis para toda a comunidade escolar. Na ocasião, a titular da Seduc também evidenciou os expressivos investimentos em educação pública que o Governo do Estado tem realizado ao longo de pouco mais de dois anos de gestão.

“A educação pública paraense está sendo reconstruída desde o dia 1º de janeiro de 2019. São 20 anos que nós estamos superando em muitos municípios, de escolas abandonadas, escolas sem condições de uso e temos um caminho enorme pela frente. Esta é a escola de número 60 que nós estamos entregando e, com certeza, vamos seguir nesse ritmo e entregar muitas outras unidades de ensino em todas as regiões do nosso estado”, frisou Elieth de Fátima Braga.

Municipal - Ainda cumprindo agenda pela região sudeste, Helder Barbalho e Elieth de Fátima Braga, entregaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Expedito Ribeiro de Souza, a 61ª unidade de ensino reconstruída e ampliada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desde janeiro de 2019, reforçando o compromisso com a educação paraense, garantindo mais conforto e comodidade para os alunos do município e toda a equipe técnico-pedagógica da instituição.

A escola que é municipalizada foi reconstruída e ampliada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contemplou  as salas de aulas, sala de leitura, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, quadra de esportes coberta, espaço de convivência, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), além da secretaria, direção e coordenação.