Prazo para cadastro da meia passagem intermunicipal se estende até 13 de agosto

19/06/2021 13h12 - Autor: Cybele Puget (ARCON) 1550 visualizações
Foto: Prazo para cadastro da meia passagem intermunicipal se estende até 13 de agosto
Prazo para cadastro da meia passagem intermunicipal se estende até 13 de agosto

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa), e a Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal (Cogmep), comunicam sobre a prorrogação do prazo do cadastro dos alunos para a meia passagem estudantil, o Interpass. O cadastramento que se encerraria nesta sexta-feira, dia 18, se estenderá até 13 de agosto.  O benefício é concedido aos alunos que precisam se deslocar do município onde residem, para realizar os estudos em outra cidade do território paraense.

Os estudantes matriculados nas instituições de ensino de Belém, Ananindeua e Marituba, devem se dirigir ao escritório da Cogmep, localizado no Terminal Rodoviário de Belém, após agendamento, para o atendimento presencial.  Já os alunos matriculados nos demais municípios do Estado, podem entregar a documentação para o cadastro nas suas respectivas instituições de ensino.

Denise Pimenta, Diretora de Controle Financeiro e Tarifário da (Arcon), explica o processo de cadastro. “Orientamos às instituições de ensino, que façam o pedido de renovação do Interpass através do e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br, com a relação dos alunos beneficiados, em formato Excel, para análise da Cogmep, que dará início ao processo de cadastro para a meia passagem estudantil intermunicipal”, explica Denise Pimenta – Diretora de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon.

Rodrigo Cardim, estudante de odontologia, já realizou o cadastro. O universitário Rodrigo Cardim (24 anos), esteve no escritório da Cogmep, na manhã desta sexta-feira, 18, para realizar seu cadastro. Rodrigo mora em Abaetetuba e cursa Odontologia, na Universidade Federal do Pará, em Belém. “Vou precisar pegar dois transportes diariamente, um barco e depois o ônibus, para chegar à faculdade, por isso a meia passagem intermunicipal, vai representar uma boa economia e ajudar na minha rotina para os estudos”, comenta Rodrigo.

Para adquirir o benefício do Interpass, o estudante da rede pública de ensino, deve entrar em contato com a Cogmep, ou com sua instituição de ensino, apresentando os seguintes documentos: duas fotos 3x4, declaração ou atestado de matrícula, original e cópia do comprovante de residência atualizado (contas de água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Aos universitários da rede privada de ensino, é necessária a apresentação do comprovante de renda, (própria ou do responsável, de até dois salários mínimos), declaração de que o aluno se encontra regulamente matriculado, cópias da identidade, CPF, contracheque, extrato bancário (caso o recebimento do salário seja em conta), recibo de entrega da declaração de imposto de renda (IRPF) do aluno, ou de seu responsável financeiro.

O requerimento para o aluno solicitar o cadastramento para o Interpass está disponível no site da Arcon. O aluno deve imprimir o requerimento, e após preencher os dados levar na sua instituição de ensino para que seja carimbado e assinado, e em seguida apresentar à Cogmep, para dar início ao processo do cadastramento.

Serviço: O cadastro de novos alunos pode ser feito no escritório da Cogmep, que fica no 1º andar do Terminal Rodoviário de São Brás - sala 115, no horário das 9h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (91) 3246-7820 ou (91) 98237-1261, ou pelo e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br