10/09/2021 17h53 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 789 visualizações
Foto: Estado assina protocolo de intenções para a reconstrução de escolas estaduais em Cametá

Durante agenda de trabalho em Cametá, na região do Baixo Tocantins, o governador do Estado, Helder Barbalho, assinou protocolo de intenções para a reconstrução de três escolas estaduais no município. A parceria firmada entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a Prefeitura Municipal, vai garantir mais comodidade, conforto e qualidade de ensino para mais de 2 mil alunos cametaenses.

Os espaços de aprendizagem que vão receber serviços de melhorias, são a Escola Estadual de Ensino Médio Osvaldina Muniz e o Centro Integrado de Formação Profissional de Cametá, ambos situados na região central do município. Na área rural, será reconstruída a Escola Estadual de Ensino Médio Maria da Silva Nunes, localizada na Vila do Carmo do Tocantins.

O chefe do Executivo Estadual reconheceu que ainda há muito a ser feito pela cidade e, por esta razão, retornou ao município para anunciar novos investimentos nas áreas de assistência social, infraestrutura viária e educação. Ele também reafirmou a parceria de trabalhar lado a lado e unir forças com o gestor municipal, para que Cametá seja um lugar ainda melhor de se viver.

“Os investimentos em educação que foram anunciados hoje, certamente representam o maior já feito na história deste município e farão com que nós tenhamos, no futuro, a lembrança de que houve um tempo antes desta data e outro posterior à este momento. Não me refiro apenas à estrutura física das escolas, mas na valorização dos profissionais e isso representará na transformação de crianças como a pequena Jamilly, que esperam de nós, que possamos trabalhar para transformar a vida desta sociedade”, frisou Helder Barbalho.

Segundo o coordenador de Educação Municipal de Cametá, Álvaro Leão, este é um momento ímpar e que vai entrar para a história do município. Os alunos cametaenses, em diferentes modalidades de ensino, terão a oportunidade de contar com espaços de aprendizagem confortáveis, modernos e que proporcionem qualidade de ensino à toda comunidade escolar.

“Temos a grande missão de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Cametá que, atualmente, ocupa as últimas posições entre os municípios paraenses. No entanto, este grande evento de hoje é uma quebra de paradigmas, no sentido de que a curto e médio prazo, estaremos festejando a concretização dos investimentos que estão sendo anunciados aqui”, frisou o dirigente.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou que esses investimentos serão muito importantes para melhorar a condição das escolas estaduais no município. A titular da Seduc também frisou que Cametá é um dos municípios paraenses em que há muitos alunos que desenvolvem projetos educacionais inovadores.

“Neste momento, assinamos o protocolo de intenções para a reconstrução de três escolas estaduais e em breve, também chegaremos a outras unidades do município com pequenos reparos. Desde janeiro de 2019, este é um Governo que tem a educação como prioridade, que investe na melhoria da infraestrutura física escolar e no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos", enfatizou.

Na ocasião, participaram da cerimônia o chefe da Casa Civil, Iran Lima, o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Francisco, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral. Também estiveram presentes os deputados estaduais, Igor Normando, Dilvanda Faro, Renilce Nicodemos e Fábio Filgueiras, além dos deputados federais, Beto Faro, Hélio Leite e Cássio Andrade.