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Bem conviver - cultura de paz

Foto: Bem conviver - cultura de paz
Bem conviver - cultura de paz

O projeto nasce com a missão de contribuir com as Escolas da Rede Estadual de Ensino, de modo preventivo, através de Ações Educacionais Complementares com temas transversais que possam ser desenvolvidos na comunidade escolar, fomentando a Cultura de Paz, ajudando a escola a trabalhar os temas como nos pede a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Art.26 § 9o Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e ao adolescente serão incluídos, como temas transversais, nos currículos escolares de que trata o caput deste artigo, tendo como diretriz a Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e o Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. (incluído pela Lei nº 13.010 de 2014). E objetiva realizar encontros com professores, alunos e família da Rede Estadual de Ensino com temas transversais nos eixos Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde, para que sejam agentes multiplicadores.

  

 

 

 

Redução da Evasão Escolar

  • Empregar a tecnologia como trampolim para o aprendizado
  • Realizar projetos interdisciplinares
  • Controlar a frequência do aluno e evitar punições

 

 

 

Redução da Violência

  • Estimule os alunos a praticar atividades extras
  • Estabeleça discussões sobre o tema
  • Incentive pais e professores ao elogio

 



Relações interpessoais

  • Coloque-se no lugar das pessoas
  • Abrace as diferenças
  • Promova conversas e evite discussões
 




PROJETO BEM CONVIVER, vem contribuir com as Escolas da Rede Estadual de Ensino, na construção de uma prevenção pela Cultura de Paz no ambiente escolar, debatendo temas: como bullying, suicídio, auto mutilação, conflito familiar, relacionamento interpessoal, enfrentamento ao trabalho infantil, direitos sexuais, violência sexual entre outros.



 O Projeto tem as seguintes ações: 

 

 O PROGRAMA SAÚDE ESCOLA – PSE 

O Programa federal de política intersetorial com integração da saúde e da educação, de forma continuada formenta a incorporação da cultura da prevenção e privilegia a escola como espaço de articulação. Promove a saúde e a cultura de paz, reforçando a prevenção entre as redes públicas de saúde e de educação. No ano de 2019 foram atendidas 340 escolas estaduais em todo o Pará.

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 O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF 

É um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

O Programa Bolsa Família tem um papel fundamental em reforçar o acesso das famílias à educação, assistência social e à saúde, por meio de alguns compromissos, chamados condicionalidades. Na educação os responsáveis devem matricular as crianças e os adolescentes de 6 a 17 anos na escola; A frequência escolar deve ser de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e para os adolescentes de 75%.

Para as situações em que as crianças ou os adolescentes tenham que faltar às aulas, é importante que a família informe o motivo na escola, que o marcará no sistema onde se registra o acompanhamento da frequência escolar, o Sistema Presença/MEC. Para isso, são disponibilizados 88 motivos no Sistema.

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 CONSELHOS ESCOLARES 

O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola.

Não existe obrigatoriedade para a criação de Conselho Escolar em cada escola. A existência deles favorece a gestão democrática e o recebimento de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos, o que torna requisito necessário para a unidade.

Quem pode participar? Representantes de pais, alunos, professores, demais funcionários da escola.

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 AÇÃO SOCIOEDUCATIVA SOBRE MEIO AMBIENTE 

Realização em parceria com instituições como UEPA, UFPA, SEMMA, SEMAS.

Desenvolve coleta seletiva de resíduos sólidos.

 

 

 TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS 

Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) buscam uma contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes, professores, família e direção escolar e de relevância para desenvolvimento dos alunos à cidadania. O grande objetivo é que o estudante não termine sua educação formal, mas que também reconheça e aprenda sobre os temas que são relevantes para sua atuação na sociedade. Valores como: respeito, cuidado, autonomia, responsabilidade, compromisso entre outros.

Educar e aprender são fenômenos que envolvem todas as dimensões do ser humano.

 

A CAEC utiliza as seguintes metodologias para desenvolver os temas:

  • SEMINÁRIO
  • RODA DE CONVERSA
  • CÍRCULOS DE RESTAURAÇÃO DA CULTURA DE PAZ
  • PALESTRAS
  • OFICINAS
  • CAMINHADA

 

 

 

 

Equipe de trabalho:

Coordenadora - Giovana Costa

Técnicas - Ana Maria Maciel; Claudia Costa; Riane Freitas; Maria José Carvalho.

Assistente Administrativo - Eliete Costa; Emlly Silva; Maria das Graças Neves; Marly Brabo.

 

 

Contato:

Fone: (91)3201-5036

E-mail: caec.seduc@gmail.com