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Histórico

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR) possui em seu breve percurso histórico duas etapas distintas que precisam ser consideradas. A priori convém destacar momentos importantes da fase que precedeu a resolução de criação do CEFOR, de forma especial, no período de 2009 a 2014. Posteriormente, temos a fase de criação efetiva do Centro de Formação a partir da Resolução nº001/2014.

Ao se estabelecer os dois momentos distintos, procura-se enfatizar, que, de certo modo, antes da resolução de criação do CEFOR é possível identificar toda uma conjuntura no âmbito nacional e estadual que corroboraram de forma decisiva para as concepções e proposições que culminaram com o início das atividades do CEFOR em 2014, de forma oficial.Nesse sentido, convém destacar:

  • o Decreto Federal nº 6755 de 29 de janeiro de 2009, que instituiu a Política Nacional de Formação de profissionais do Magistério da Educação Básica e o Plano Nacional de Educação-PNE.
  • a criação do Protocolo SEDUC-IES de dezembro de 2006 entre a SEDUC e as Instituições de Ensino Superior possibilitaram a elaboração e apresentação do Plano Estadual de Educação - PEE em 2007.
  • Em janeiro de 2009 como culminância de uma série de discussões foi elaborado o Plano Decenal de Formação Docente do Estado do Pará (SEDUC/CEE/ANFOPE/UNDIME).
  • A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) por meio do  Decreto 6.755/2009 implementou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR.
  • Em 28 de maio de 2009 a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) assinou o Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica(ACT) para a implantação do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica-PARFOR, instituído pelo MEC para atender à demanda de professores das redes pública e estadual e municipal sem formação adequada à LDB.
  • Para operacionalizar as ações do PARFOR no estado foi criada em 2009 a Coordenação Estadual do Plano de Formação Docente do Estado do Pará para articular junto às IES do estado, as Secretarias Municipais de Educação (SME) a CAPES/MEC de forma articulada com a SEDUC para atuar em dois eixos estratégicos: a formação de professores que atuam como docentes e não possuem a formação prevista em Lei, e a formação continuada de professores graduados.
  • Como coordenador do PARFOR no Pará foi escolhido em 2009, o Professor Dr. Licurgo Brito, professor de Física da Universidade Federal do Pará que montou uma equipe que funcionava na sede da SEDUC composta pelas pedagogas Adriana Dias de Moura, Gláucia de Nazaré Baía da Silva, Conceição de Nazaré de Moraes Brayner e Janete Messias dos Santos. Posteriormente, o PARFOR foi transferido para um espaço cedido pelo Núcleo de Educação Física e Lazer (NEL).
  • Além da instalação do PARFOR no Pará em 2009, dois  acontecimentos foram decisivos para a criação do centro: o empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Pacto pela Educação do Pará que prevê a capacitação dos profissionais da educação.
  • Ao longo deste processo, ressalta-se que o Projeto do Centro de Formação, existente desde 2008, previa núcleos de formação em três polos: Belém, Santarém e Marabá. Em Belém, a instalação estava prevista para as dependências do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP).
  • Entre 2011 a 2014, para gerir as formações no estado, foi criado o Núcleo de Gestão do Conhecimento e de Formação dos Profissionais do Estado do Pará-NGCFOR, mantido em funcionamento na Rua D. Romualdo de Seixas,1215, no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).
  • Em 2013, com a saída do professor Licurgo para a Diretoria do Ensino Médio, a professora Gláucia Baía assumiu interinamente a coordenação do PARFOR. Posteriormente sob a direção da Professora Janae Gonçalves já se pensava na criação de um núcleo de formação continuada para professores do estado denominado Núcleo de Gestão de Conhecimento de Formação dos Profissionais de Educação-NGCFOR.
  • Em julho de 2014, o grupo passou a ocupar uma parte do prédio histórico do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), dado o seu alto valor simbólico, como centro de formação de professores, cuja fundação data de 1871.
  • Ao final de 2014, na gestão do secretário de educação, prof. José de Seixas Lourenço, foi proposta uma nova nomenclatura: Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR) e a consequente resolução que institui sua criação.

O CEFOR hoje 

A proposta de formação continuada em serviço, baseada em evidências, constitui o caminho metodológico, pautado no diálogo contínuo entre pares, considerando elementos culturais, pedagógicos, sociais, econômicos, do cenário educacional, assim como, as singularidades presentes em diferentes realidades do Estado.

Desde a sua implantação em dezembro de 2014, o CEFOR vem crescendo no número de atendimentos a profissionais da Educação em todo o Estado do Pará, portanto, da rede estadual e das redes municipais de ensino. Em 2021, apesar do contexto pandêmico, o CEFOR, com ações integradas na Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN) envolvendo a Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação (CTAE), a Coordenação de Educação Infantil e Fundamental (CEINF), a Coordenação de Ações Educacionais Complementares (CAEC), e a coordenação do Sistema Educacional Interativo (SEI), acabou potencializando a modalidade de formação remota, por meio de ambiente virtual de Aprendizagem, próprio do CEFOR, o AVACEFOR. Dessa forma foi possível atender, em 2021, 11.073 profissionais da educação, contemplando docentes de todo o Estado do Pará, portanto, incluindo não só a rede estadual como às redes municipais, permitindo instrumentalizar e contribuir com a reflexão acerca da práxis pedagógica e, consequentemente, suscitar inovações no que se refere às práticas pedagógicas, potencializando o exercício intelectual contínuo em torno das práticas teórico-metodológicas docentes para o ensino.

A plataforma lançada em abril de 2021 constitui uma grande inovação da visão estratégica da Secretaria de Educação, pois a ferramenta foi elaborada a partir das necessidades mapeadas entre as demandas dos profissionais da educação do Estado do Pará. O seu formato é intuitivo, interativo e de fácil acesso, em que o cursista poderá participar do curso, inclusive, pelo próprio celular. Na sala de aula digital o cursista terá acesso aos textos, com a possibilidade de fazer download, assistir a vídeos, participar do fórum de discussões, acessar a biblioteca do curso, realizar atividades e ter acesso as notas após a conclusão das atividades em cada módulo. Assim é possível afirmar que o AVACEFOR representa um ganho significativo para o Centro de Formação, pois passa a ser o espaço integrador de todas as formações realizadas pela Secretaria de Educação, sejam elas na modalidade PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL ou de forma REMOTA. Com o AVACEFOR, a partir do conjunto de informações obtidas é possível traçar estratégias mais assertivas com vistas ao alcance das metas estipuladas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Com mais esse passo, a plataforma passa a ter sua funcionalidade completa e integrada no processo formativo, pois passa a englobar a inscrição, a sala de aula digital e a certificação. Pode-se destacar também que em 2021, o AVACEFOR possibilitou a articulação de ações com outros instituições da administração pública, voltadas à formação continuada, como Escola Técnica do SUS (ETSUS), vinculada a SESPA e Escola Fazendária (EFAZ), vinculada à Secretaria da Fazenda (SEFA).