Escola Almirante Guillobel comemora Dia da Bandeira
No Dia Nacional da Bandeira, comemorado nesta terça-feira (19), oficiais da Marinha do Brasil e da Escola Estadual Almirante Renato Guillobel, de Belém, realizaram uma programação na sede do Comando Militar da Base Naval para comemorar a data. A cerimônia é realizada tradicionalmente pelos órgãos militares e consiste na incineração de bandeiras danificadas pela ação do tempo, conforme prevê a Lei dos Símbolos Nacionais.
O objetivo é representar o patriotismo e o valor cívico-militar. Após o canto do hino nacional, um militar ateou fogo às bandeiras nacionais antigas. A incineração se trata de um momento importante para preservar a memória do povo, e é uma maneira de saudar e homenagear a própria população ao manter acesa a chama dos valores da nação brasileira e do dever de defender a Pátria, tendo como inspiração o lema da bandeira nacional “Ordem e Progresso”.
Localizada na Base de Val de Cães em Belém, a Escola Almirante Guillobel pertencia à Marinha. Com o passar do tempo passou a funcionar em regime de convênio com a Secretaria de Estado de Educação. Ao todo, são 1.407 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A programação pelo Dia da Bandeira iniciou no dia anterior (18), com a cerimônia de troca de bandeiras ofertadas pela Marinha.
Para a diretora Keit Martins, o evento tem um significado educativo de longo alcance aos alunos. “Trabalhar com a educação militar é muito gratificante porque você aprende a lidar não apenas com questões cívicas, mas também com a orientação, organização do espaço e conscientização do respeito mútuo. Esperamos que a parceria continue, para o nosso enriquecimento”, comentou.
MAIS FOTOS

Escola Almirante Guillobel | Fotógrafo: Rai Pontes

Escola Almirante Guillobel | Fotógrafo: Rai Pontes

Escola Almirante Guillobel | Fotógrafo: Rai Pontes

Diretora Keit Martins | Fotógrafo: Rai Pontes

Escola Almirante Guillobel | Fotógrafo: Rai Pontes