Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Pais e alunos aprovam projeto “Todos em Casa pela educação”

03/04/2020 19h50 - Autor: Caio Condurú (Ascom/Seduc) 4319 visualizações
Foto: Pais e alunos aprovam projeto “Todos em Casa pela educação”
Aulas pela TV Cultura | Fotógrafo: Eliseu Dias

Após uma semana de aulas pela TV Cultura, devido a suspensão das atividades escolares para conter o avanço da pandemia da Covid-19, pais e alunos da rede pública estadual do Pará aprovam o projeto Todos em Casa Pela Educação. O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Para os pais o projeto ajuda a manter os filhos em casa e estudando. Já para os alunos as aulas são uma oportunidade para reforçar a aprendizagem.

O microempreendedor Alan da Silva leva os filhos diariamente à escola, mas como as aulas estão suspensas a sala de aula foi substituída pela sala de casa. Ele e a esposa, Claudilene Teixeira, tem dois filhos que estudam há sete anos em uma escola estadual, em Belém. Os pais, agora, acompanham o casal de filhos em casa assistindo as aulas pela TV. “Devido à pandemia, estou tendo mais tempo para estudar com eles, fiquei muito feliz em saber da parceria da Seduc com a TV Cultura, acho que veio no momento certo. Agradeço imensamente por mais esse recurso na rede pública de ensino”, ressalta a mãe.

Alana Chaves, do 6º ano, e Alan Tavares, do 7º ano, estudam na Escola Estadual Professora Anésia, no bairro do Souza, em Belém. Os irmãos têm acompanhado todas as aulas pela tela da TV, mas não deixam de baixar as atividades no portal da Seduc e praticar. “Gostei muito da maneira de interação e das atividades online”, afirma Alana. “Sem dificuldades para entender e acompanhar o conteúdo. Tudo muito bem explicado”, conta Alan. As disciplinas preferidas do jovem são Português, Matemática e História. Já da menina, Português, Ciências e Inglês. A mãe é só orgulho ao falar do empenho da dupla e do projeto da Seduc. “Alan e Alana mantêm uma rotina de estudos com muito empenho, adoram estudar, ler e fazer cálculos. A ideia do projeto Todos em Casa Pela Educação foi recebida com muita alegria, pois já estavam ansiosos e preocupados com a falta das aulas e atividades”, destaca.

Outro aluno que parabenizou as aulas pela TV foi João Henrique Cardoso, do 8º ano, da Escola Professora Anésia. João afirmou que está com muita saudade da escola, mas que assistir as aulas ao lado da mãe é muito válido. “Gostei demais das aulas. As atividades ajudam a gente a não esquecer o conteúdo já visto e sem se falar que em casa tenho todo apoio da minha mãe, que senta comigo para assistir as aulas”, revela o estudante.

Para os alunos do 3º ano que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio as aulas são uma oportunidade de reforçar o conteúdo estudado na escola e tirar dúvidas. O estudante da Escola Estadual Albanízia de Oliveira, Deyvid Vasconcelos, de 18 anos, vai tentar uma vaga na universidade e desde segunda-feira (30) acompanha as aulas pelo aplicativo da TV Cultura. “Não podemos perder o foco do Enem e essas aulas estão sendo muito proveitosas pra gente aprender mais. No meu caso, aproveitei para tirar as dúvidas de Biologia. Pretendo acompanhar até o retorno das aulas”, afirma Deyvid.

As aulas do “Todos em casa pela educação” acontecem de segunda a sexta, das 15h30 às 17h30. Além da transmissão pela TV (Canal 2), os vídeos podem ser acessados no aplicativo, Portal e facebook da Cultura e no youtube da Seduc. Os exercícios diários também estão no site da Secretaria.


MAIS FOTOS