Pará tem 28 alunos inscritos no Programa Parlamento Jovem Brasileiro

26/07/2020 13h14 - Autor: Leidemar Oliveira (Ascom) 715 visualizações
Foto: Pará tem 28 alunos inscritos no Programa Parlamento Jovem Brasileiro
Pará tem 28 alunos inscritos no Programa Parlamento Jovem Brasileiro

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou neste fim de semana a lista dos 28 estudantes de escolas paraenses que se inscreveram no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

De iniciativa da Câmara dos Deputados, o PJB é programa de Educação para Democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.

É uma oportunidade única para os estudantes de ensino médio vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país.

A edição de 2020 está em curso e na fase de pré-seleção estadual. No Pará, dos 28 inscritos, 12 serão selecionados pela coordenação estadual do programa formada por uma banca avaliadora. Entre os critérios para entrar ser pré-selecionado está o respeito à técnica legislativa, a justificativa do projeto de lei e a relevância nacional do tema.

“Orientamos os alunos inscritos que verifiquem nas secretarias de suas escolas o comprovante de matrícula e que enviem o documento à coordenação”, informa a técnica da Coordenação de Ensino Médio da Seduc, Diana Braga. A comprovação é determinante para que os alunos continuem na disputa. Dos 12 pré-selecionados, 03 serão escolhidos pela coordenação nacional e eleitos jovens parlamentares 2020.

Confira as próximas datas mais importantes:

06 a 31 de julho - pré-seleção estadual

10 de Agosto - resultado da pré-seleção PJB 2020

17 de agosto a 04 de setembro - seleção final, na Câmara dos Deputados

18 de setembro - resultado final, lista 78 jovens deputados PJB 2020

As etapas seguintes ainda não têm datas definidas, mas as intenções iniciais são:

Outubro e novembro: preparação a distância dos selecionados + início da Jornada Parlamentar Virtual

2021, em data ainda a definir: simulação em Brasília.

VEJA AQUI OS INSCRITOS