07/12/2020 15h51 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 4362 visualizações
Foto: Seduc lança livros sobre as vivências e experiências do Sistema de Organização Modular de Ensino

“As obras mostram produções acadêmicas dos professores da educação básica estadual e buscam dar visibilidade ao Some”

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, no segundo semestre deste ano, dois livros sobre as vivências e as múltiplas experiências do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some). Todo o material foi construído conjuntamente e contou com a participação de professores, ex-professores e ex-alunos da rede pública estadual, que já participaram desta modalidade de ensino.

O primeiro livro, intitulado de “Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O Sistema de Organização Modular de Ensino” e o segundo denominado “Some: Educação no Campo da Amazônia Paraense”, tem como objetivo mostrar as produções acadêmicas realizadas por professores da educação básica e, por consequência, dar visibilidade ao Some tanto em âmbito local, quanto fora dos limites territoriais do estado do Pará.

A primeira produção está dividida em duas partes, sendo elas “Memórias em narrativas e afetos” - composto por quatro relatos de experiências sobre o Some e a outra obra, intitulada de “Transpondo Fronteiras: O Some em interseções entre a educação básica e a pesquisa acadêmica” - composto por sete artigos acadêmicos.

Já a segunda obra, de autoria do professor Arodinei Gaia de Sousa é constituída de cinco capítulos que tratam da leitura complementar e a lei que dispõe sobre o Some. Vale ressaltar que as produções exigiram um ano para sua elaboração e foi necessário um intenso debate até o seu lançamento, este ano e já foram enviados até para fora do país, como Portugal.

De acordo com o professor Ribamar Oliveira, um dos produtores e responsável pela revisão dos livros, esta leitura é de grande importância e vale a pena ser apreciada, por mostrar que os educadores do ensino básico além de serem agentes transmissores de conhecimento, também mostram sua capacidade para pesquisa científica.

“Com diferentes significados, principalmente para quem lida com a educação, vimos na leitura a oportunidade de socializar as experiências adquiridas em diferentes realidades e diversidades culturais que o estado do Pará abrange na educação”, explica o educador.

Ele complementa dizendo que “esses livros são de grande importância, pois mostram um sistema de ensino que basicamente se constitui da ideia de interiorização do ensino. Quem está na Região Metropolitana de Belém, talvez não tenha o conhecimento sobre o Sistema Modular, desta forma, é possível difundir o projeto daqueles que estão e estiveram presente no decorrer desses 40 anos no Some”, finaliza o professor José Ribamar.

SOME

O Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) é uma modalidade de ensino que garante o ensino médio em localidades distantes das sedes municipais. São comunidades onde não é possível construir uma escola com toda a estrutura do ensino regular por ter menos alunos. O Some funciona em sistema de parceria – o município fornece o espaço e a Seduc é responsável pelos professores, alimentação escolar e outros recursos pedagógicos.