Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Edição especial da 4ª Mostra de Rádios Escolares de Belém é promovida pela Seduc

22/12/2020 15h16 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 667 visualizações
Foto: Edição especial da 4ª Mostra de Rádios Escolares de Belém é promovida pela Seduc
Edição especial da 4ª Mostra de Rádios Escolares de Belém é promovida pela Seduc

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), este ano, a 4ª Mostra de Rádios Escolares de Belém (Morebel) ocorreu de forma virtual, no final da tarde desta segunda-feira (21). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), visa produzir, promover, divulgar e difundir experiências realizadas por alunos e professores em escolas da rede pública estadual, na área da comunicação e educação.

A Morebel é a culminância do “Projeto Rádio na Escola”, da Seduc, iniciativa que é desenvolvida anualmente por uma equipe de professores radialistas do NTE, com fins pedagógicos, unindo a mídia radiofônica e a tecnologia dentro da escola.

Dentre as temáticas abordadas durante a videoconferência, foi discutido a forma que a comunicação pode ser uma aliada das atividades educativas, além do uso de tecnologias no processo educacional. Na ocasião, também foi debatido e explicado a importância da “educomunicação”, que é um campo teórico que envolve a educação para a mídia, dentro das unidades de ensino.

Segundo a secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, apesar das limitações impostas pela pandemia, o encontro foi uma oportunidade para discutir e evidenciar iniciativas educacionais que envolvam a comunicação.

“Nesse evento em que tratamos das rádios escolares de Belém, é um momento importante, porque mesmo diante da pandemia, estamos aqui para construir juntos, para avançar e ir além, dada a relevância que isso tem para o projeto pedagógico de cada escola, pois a comunicação é essencial para todos nós e, de forma muito interessante aos nossos alunos, que constroem juntos com os seus monitores essas iniciativas, sobre tudo aquilo que acontece nas suas escolas. Parabéns aos diretores, professores e alunos que constroem esse belo projeto”, pontua a titular da Seduc.

O presidente da Cultura Rede de Comunicação (Funtelpa), Hilbert Nascimento, enfatizou a importância da convergência midiática, principalmente neste período de isolamento social, ocasião em que foram criadas e disponibilizadas diversas iniciativas no campo educacional, em âmbito local, que visam assegurar o aprendizado necessário aos estudantes paraenses.

“É fundamental nesses novos tempos de convergência dos meios, em que a tecnologia está a frente de todas as formas de comunicar, a oportunidade que a gente tem de, junto com os veículos de comunicação e com os processos educacionais, no caso a Seduc e os demais parceiros, pois isso é uma forma muito importante de conectar o estudante, o público, às matérias e aos conteúdos que é apresentado. Nós tivemos agora, por força da pandemia, e estamos tendo uma experiência extraordinária que é o programa “Todos em Casa Pela Educação”, iniciativa que visa diminuir o impacto da interrupção das aulas em função da Covid-19, exibindo conteúdos educacionais e proporcionando assim que os estudantes continuassem ativos, exercitando os materiais de estudo que já lhe havia sido apresentado”, comenta Hilbert Nascimento.

Este ano, a mediação do evento de maneira virtual foi do professor doutor Benedito Machado, que atua na rede estadual há 34 anos e também exerce a função de radialista. Vale registrar que a 4ª Morebel também contou com a participação da secretária de Estado de Educação, Ursula Vidal; do coordenador do Sistema Educacional Interativo (SEI), Fellipy Soares; do gestor responsável pela Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação, Jó Élder Vasconcelos; do professor e radialista, Elvis Lira; da especialista em Pedagogia Escolar, Aldelice Dias, e da mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura, Geceline Guimarães.