Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Santa Casa nas Escolas levará conhecimento sobre saúde no retorno das aulas da rede pública

22/07/2021 13h55 - Autor: Aline Miranda (Ascom / Fundação Santa Casa) 489 visualizações
Foto: Santa Casa nas Escolas levará conhecimento sobre saúde no retorno das aulas da rede pública
Santa Casa nas Escolas levará conhecimento sobre saúde no retorno das aulas da rede pública

"Reunião nesta quinta-feira (21) alinhou as ações entre a Fundação e a Secretaria de Educação (Seduc) para o Termo de Cooperação Técnica a ser oficializado"


Na manhã desta quinta-feira (22), a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) reuniu-se, na sede do Hospital, em Belém, com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para alinhar ações no calendário de retomada presencial de aulas, dentro do projeto Santa Casa nas Escolas. 

Participaram do encontro a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Lena Cláudia Alencar, e a secretária estadual de educação, Elieth de Fátima Braga, junto com membros das equipes institucionais envolvidas na parceria. 

O momento foi também de confirmar o Termo de Cooperação Técnica correlato entre os órgãos, cuja assinatura está prevista para até o final deste mês, antes do início oficial do semestre letivo, em 2 de agosto. 

Conhecimento sobre Saúde 

O Projeto consiste na divulgação científica sobre temas na área da saúde como um todo, na rede pública estadual de ensino, por meio de vídeos educativos, palestras, oficinas e cursos, entre outros recursos.

Serão contempladas as 927 escolas estaduais, localizadas nos 144 municípios do Pará, que representam o dia a dia de mais de meio milhão de estudantes crianças, adolescentes e adultos. 

“Estamos aqui para estreitar laços e sancionar mais um passo deste Projeto tão importante, extramuro, que leva conhecimento útil para os ambientes das escolas públicas do governo estadual e insere na sociedade a produção e a qualificação do Hospital”, explicou a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Lena Cláudia Alencar.

O objetivo, segundo ela, é integrar todas as esferas da Santa Casa e da Seduc de modo a prover as necessidades de informação e capacitação de cada município, de cada escola. Na Santa Casa há mobilização de profissionais, residentes de Medicina, residentes de Enfermagem e alunos do Mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia. 

“Miramos um objetivo geral, mas nos encontramos prontos para atender às demandas específicas, com trabalhos direcionados, identificando desafios pontuais, como gravidez precoce, depressão e obesidade”, disse a diretora. 

Para a secretária de educação, Elieth Braga, a iniciativa é extraordinária e significa mais uma intensificação da capilaridade e estrutura que a Seduc tem em todo o Pará: “É compartilhar sabedoria, capacitar e qualificar, respeitando que todos nós, no processo educacional, protagonizamos a responsabilidade coletiva das aplicações práticas do conhecimento”, sintetizou. 

Algumas abordagens já previstas, por exemplo, são cursos de primeiros-socorros, de protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV), com ênfase em condutas e manobras, na perspectiva de que o preparo mínimo de professores e dos próprios alunos pode salvar vidas em situações de emergência, como em casos de engasgos e quedas.  

Projeto

A parceria Santa Casa nas Escolas começou com efetividade no ano de 2019, mas precisou adaptar as atividades tecnologicamente ao contexto da pandemia do coronavírus. 

Durante o período de aulas remotas, foram produzidos cinco vídeos didáticos sobre prevenção à covid-19, os quais tratam do uso de máscaras, à correta higienização das mãos, com a participação de filhos e sobrinhos de funcionários e residentes da Santa Casa e tradução simultânea em Libras.

O material foi distribuído às escolas com fim de exibição online para os alunos e se mantém disponível em plataformas virtuais e nas redes sociais institucionais para espectativa e download.