18/08/2021 16h14 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 531 visualizações
Foto: Novo grupo de alunos retorna às aulas presenciais na rede pública de ensino estadual

Seguindo as diretrizes do Plano de Retomada, na última segunda-feira (16), mais estudantes voltaram às atividades presenciais nas unidades de ensino

No último dia 2 de agosto de 2021, as aulas presenciais foram retomadas na rede estadual de ensino, de forma escalonada, para 25% dos alunos em cada turma e que estão no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e terminalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seguindo as diretrizes do Plano de Retomada, na última segunda-feira (16), um novo grupo de estudantes voltou às atividades presenciais. Desta vez, retornaram os alunos do 1º ao 4º e do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental; 1ª e 2ª série do Ensino Médio; 1ª e 3ª etapa da EJA Fundamental; 1ª etapa da EJA Médio e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), correspondente dos anos e séries mencionados.

Na Escola Estadual João Renato Franco, no bairro da Cremação, em Belém, a retomada das aulas para esse público-alvo ocorreu de maneira tranquila e seguindo todos os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19. Monique Fernandes, mãe de uma aluna que frequenta a unidade escolar, destacou os desafios do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia e contou que a filha estava ansiosa para voltar às atividades presenciais.

“Sabemos que nesse período de pandemia, o processo educacional não foi nada fácil. Pelo contrário, foi um período desafiador para todos nós e quero parabenizar os profissionais da educação, que apesar das dificuldades se mantiveram firmes na sua nobre missão de ensinar. Com o retorno das aulas, minha filha se animou e ficou bastante empolgada para voltar à escola e rever os seus colegas de classe, com toda a segurança necessária”, ressalta.

Segundo a diretora da Escola Estadual João Renato Franco, Silvana Evanovicth, “nós entendemos que esse momento de retorno às aulas presenciais era fundamental, porque a escola é um ambiente onde o aluno se sente protegido, acolhido e quando essa lacuna foi quebrada, com o início da pandemia, nós tivemos que nos reinventar, criar estratégias para continuar atendendo nossos alunos, seja por meio dos cadernos de atividades impressos, dos grupos de WhatsApp e diversas plataformas digitais”, detalha.

A dirigente enfatizou, ainda, que antes da retomada das aulas, a direção, os professores, coordenação pedagógica e a equipe técnica da unidade escolar, se reuniram para discutir estratégias pedagógicas para que a volta às atividades ocorresse da melhor forma possível, em consonância com os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de vigilância em saúde.

"Nós entendemos que a escala de vinda dos alunos à escola, precisa estar equalizada, para que quando estejamos com 100% dos estudantes em sala de aula, todos possam caminhar juntos, na mesma sintonia. No primeiro de volta às aulas, a gente notava pelos olhos das crianças a alegria de poderem retornar presencialmente”, conclui Silvana Evanovicth.

De acordo com a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, as medidas sanitárias continuam sendo mantidas, como o uso de máscaras, distanciamento social, o uso de álcool em gel e a lavagem das mãos.

“Nós sempre iremos primar pela vida, e com a entrada de mais estudantes, vamos redobrar a atenção e os protocolos de biossegurança. Convidamos os nossos alunos da rede estadual de ensino, para que participem ativamente do processo que a escola tem oferecido de aprendizagem. Contamos com a colaboração de todos, porque sabemos e acreditamos que somente a educação transforma a vida das pessoas”, afirmou Regina Pantoja.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

Desde o início da pandemia, a Seduc tem enviado diversas orientações aos gestores escolares e disponibilizou suprimento de fundos para que todas as unidades da rede estadual fizessem a instalação de pias plásticas, adquirisse sabão líquido, toalha de papel, álcool em gel e termômetros com infravermelho para aferição da temperatura.

Além disso, o espaçamento entre as carteiras e a demarcação dos ambientes estão sendo garantidos. A Seduc também adquiriu mais de 1,2 milhão de máscaras, que serão distribuídas para todos os 586 mil alunos da rede estadual e que estão matriculados no ano letivo de 2021, além dos professores e demais profissionais que atuam na área educacional, dessa forma, assegurando que os protocolos sanitários em prevenção à Covid-19, sejam respeitados.

SERVIÇO

No próximo dia 30 de agosto, 50% dos alunos pertencentes ao Grupo I (5º e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e as terminalidades da Educação de Jovens e Adultos - EJA), já deverão retornar presencialmente às escolas.