Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Moradores do Guamá recebem capacitação profissional

03/11/2021 11h28 - Autor: Evaldo Júnior 253 visualizações
Foto: Moradores do Guamá recebem capacitação profissional
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e o Programa Territórios pela Paz (Ter Paz) promovem curso de pintor de obras para moradores do bairro do Guamá. A ação ocorreu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio ‘Barão de Igarapé Miri’ durante está semana.

O curso faz parte dos projetos de formação profissionalizante que estão sendo oferecidos onde o TerPaz está presente. Na oportunidade, 23 pessoas foram inscritas. Todos receberam material de pintura de forma gratuita. 

"O importante desse trabalho não foi somente a realização do curso de pintura e a atividade prática, e sim, que essas pessoas estão se profissionalizando. Aqui, por exemplo, a escola ficou bonita. Há espaços que também foram revitalizados por causa do curso. Saindo daqui esses alunos estão aptos para executar a atividade, o que vai gerar emprego e renda”, ressaltou a coordenadora do TerPaz na Seduc, ressaltou Ivete. 

O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas: Nas aulas teóricas foram ministradas aulas sobre nivelamento matemático e aulas teóricas sobre pintura. Satisfeito com o aprendizado, Abner Assunção conta que vai seguir carreira e garantir seu lugar no mercado profissional: "A partir de agora espero poder trabalhar com isso. O curso foi excelente, do início ao fim. Aprendi técnicas para aplicar no dia a dia, e para trabalhar e ganhar dinheiro", contou o aluno entusiasmado.

Cidadania - A Seduc e TerPAz estão realizando várias atividades. Na Usina da Paz do Icuí acontece a atividade de reforço escolar, cursinho pré-enem, atividades de musicalização, sarau literário, mediação de leitura. Além de atividades físicas para Pessoas com Deficiência (PcD) como Badminton, vôlei sentado, manobol, natação e futebol de 5. Foram da Usina da Paz, a Seduc e TerPaz promovem atividades de Futsal, oficinas de contação de histórias, demonstração teatral, recitação poética, musicalização em grupo, atividade funcional e entre outras. 

 

Colaboração: Marx Vasconcelos - Ascom/Seduc