Alunos da rede pública estadual celebram acesso ao ensino superior pelo ProUni

04/03/2022 08h22 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 2252 visualizações
Foto: Alunos da rede pública estadual celebram acesso ao ensino superior pelo ProUni
Alunos da rede pública estadual celebram acesso ao ensino superior pelo ProUni

O Programa Universidade Para Todos concede bolsas integrais ou parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), celebra os bons resultados obtidos por alunos da rede pública estadual de ensino no Programa Universidade Para Todos (ProUni). A lista dos classificados na 1ª chamada foi divulgada nesta quarta-feira (03), e diversos estudantes paraenses comemoram o tão sonhado ingresso no ensino superior.

“Passar no curso de Letras na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Farmácia, pelo ProUni, representa para mim que todos aqueles oriundos da rede pública podem, sim, ter a chance de frequentar uma universidade. Minha maior felicidade foi contar para minha mãe que havia sido aprovado. Tudo isso refletiu o esforço dos meus familiares e professores que acreditaram e me ajudaram no decorrer da trajetória escolar”, enfatizou o aluno Carlos Alexandre Moraes, da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo e do Polo Metropolitano Pré-Enem.

Já para a estudante Maria Glafira, 17 anos, a conquista representa muito para sua vida e dos familiares. “A principal sensação que tenho é a perseverança. Após dois anos bastante difíceis e conturbados, devido à pandemia, consegui essa esperada aprovação. Isso simboliza o dever cumprido, não só pelo meu esforço, mas também dos meus pais, que fizeram de tudo para me proporcionar uma boa educação e condições para estudar”, frisou a caloura de Enfermagem.

O coordenador das ações Enem da Seduc, Diego Maia, disse que os resultados mostram 31 estudantes do Polo Metropolitano Pré-Enem e outros 22 beneficiados pelo “Enem Pará Digital e Itinerante” foram aprovados em instituições de ensino superior pelo ProUni. “É importante lembrar que esta é a 1ª chamada, e dia 21 de março serão divulgados os classificados na 2ª chamada. Portanto, seguimos confiantes e torcendo para que outros alunos da rede pública também possam conquistar suas vagas”, enfatizou o dirigente.

Investimentos – Em 2021, a Seduc ampliou suas ações pedagógicas para assegurar o conhecimento necessário e a competitividade de alunos da rede pública estadual nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre os investimentos realizados estão o Polo Metropolitano Pré-Enem, o movimento “Todos Juntos Pela Educação”, o Programa “Enem Pará Digital e Itinerante” e a transmissão de aulas pela TV Cultura do Pará.

“Podemos afirmar que essas e outras iniciativas foram essenciais para que a nossa comunidade escolar estivesse em condição de igualdade para disputar uma vaga com alunos de diferentes redes de ensino. Dessa forma, seguimos trabalhando para garantir ensino de qualidade e acreditando no poder transformador da educação”, destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Foto: Rai Pontes / Ascom SeducBolsas - O Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudo integrais ou parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior. O público-alvo é formado por estudantes sem diploma de nível superior, além de professores de escolas públicas que podem concorrer às bolsas mesmo já tendo uma graduação, de acordo com a Medida Provisória nº 1.075, de 06 de dezembro de 2021.

Para se candidatar às vagas, os interessados precisam ter realizado a edição mais recente do Enem e alcançado, pelo menos, média de 450 pontos nas notas das cinco provas do Exame. Os estudantes também não podem ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem participado das provas na condição de treineiro.