07/05/2022 14h41 - Autor: Vinícius Leal - (em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc) 186 visualizações
Foto: Seduc e TRT8 realizam ação para retirada de 1ª via do título eleitoral de estudantes

A programação foi direcionada para alunos a partir de 16 anos e que estão interessados em votar nas eleições 2022

Às vésperas do último dia para regularizar a situação eleitoral, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), promoveram uma ação na Escola Estadual Dr. Justo Chermont, em Belém, destinada a estudantes com idade entre 16 e 18 anos que ainda não retiraram a 1ª via do título de eleitor.

A iniciativa faz parte do “Projeto Judiciário Fraterno”, da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, vinculada ao TRT8, que busca desenvolver ações durante o ano de 2022, em torno do tema da fraternidade. A programação ocorreu durante toda esta terça-feira (03), foi aberta para alunos da escola e, também, para a comunidade residentes nas imediações do espaço de aprendizagem.

Quem não perdeu a oportunidade de emitir o seu título de eleitor foi a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Ana Beatriz Navegantes. "Eu e meus colegas achamos legal e interessante essa ação oferecida aqui no ‘Dr. Justo Chermont’, pois todos nós temos o direito e obrigação de votar como cidadão e, também, porque nem todos os colégios dão essa chance aos alunos. Tudo isso é uma grande responsabilidade para nós, alunos, que estamos sendo incentivados a votar e esse gesto em si é muito importante para toda a sociedade, já que cada voto decide o futuro do nosso município, estado e país”, enfatizou.

COOPERAÇÃO

A gestora da 4ª Unidade Seduc na Escola (USE), Andréa Libório, destaca a importância da parceria firmada com o TRT8 e o que ela resulta. “Esta colaboração é muito profícua, na medida que suscita a possibilidade do exercício de uma consciência cidadã. Além disso, trata-se de uma ação pedagógica inter e transdisciplinar que se alinha à lógica dos "Projetos de Vida", os quais fazem parte da metodologia do Novo Ensino Médio, juntamente com os “Projetos Integradores e Itinerâncias de Aprendizagem”, ressaltou.

A vice-diretora da Escola Estadual Dr. Justo Chermont, Roberta Santana, conta que ficou sabendo das ações promovidas pelo Poder Judiciário e não perdeu tempo de ir atrás para trazer a iniciativa ao espaço de aprendizagem. “Através da nossa coordenadora pedagógica, Maria Auxiliadora Maués, fizemos a intermediação com a juíza da 2ª Vara do Trabalho de Belém, Vanilza Malcher e a desembargadora Zuila Dutra. As magistradas prontamente foram muito solícitas com a unidade de ensino e nós agendamos a data para que elas estivessem aqui conosco”.

PREPARAÇÃO

Antes da programação ser realizada, a direção da escola entrou em contato com os alunos para saber a demanda de títulos de eleitor a serem emitidos. Foi constatado que muitos tinham interesse, mas que não haviam procurado maneiras de fazer a retirada on-line e nem diretamente no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Dessa forma, a organização do evento entendeu que teria uma demanda muito grande e a vontade demonstrada pelo público-alvo incentivou que a ação fosse realizada.

Roberta Santana ressalta, ainda, que a procura pelo atendimento foi muito maior do que imaginavam. “É muito satisfatório ver que realmente é uma iniciativa que está repercutindo e que eles atenderam o nosso chamado. A gente percebe a importância de tudo isso, até porque eles são responsáveis pelo futuro do nosso país e precisam participar ativamente desse processo democrático, que é um verdadeiro exercício da cidadania. Portanto, com esse tipo de ação, oportunizamos aos jovens uma chance de participar efetivamente disso”, complementou a vice-diretora.