Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Belém, Creche Prof. Orlando Bitar abre em clima de alegria

16/05/2022 14h26 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 727 visualizações
Foto: Em Belém, Creche Prof. Orlando Bitar abre em clima de alegria
Em Belém, Creche Prof. Orlando Bitar abre em clima de alegria

O espaço de aprendizagem recebeu em seu primeiro dia de funcionamento mais de 500 crianças até 5 anos de idade

Com o início das atividades do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém, o Governo do Estado dá o pontapé inicial em seu compromisso de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches, para crianças com até 5 anos de idade, em todo o Pará. Nesta segunda-feira (16), com muita alegria, carinho e diversão, mais de 500 crianças foram recepcionadas em seu primeiro dia de aula.

Crianças brincam acompanhadas pela equipe de professoras no primeiro dia das atividades na Orlando Bitar

Uma das alunas que vai frequentar diariamente este espaço de aprendizagem é a Valentina de Oliveira, que disse estar bastante ansiosa para poder estudar. “Eu já sei o alfabeto, as letras, a contar os números e sempre gostei de aprender sobre várias coisas. Achei a escola linda, já fiz alguns amiguinhos, queria muito estudar e estou feliz por estar aqui”, disse a menina.

Criança com familiar sinaliza positivamente na chegada ao Centro de Referência de Educação Infantil (CREI)

O CREI Prof. Orlando Bitar vai garantir ensino em tempo integral de qualidade para potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social dos pequenos paraenses de 2 a 5 anos e 11 meses de idade. Gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a unidade escolar é voltada para crianças das modalidades Maternal I e II, Pré-Escola I e II, e seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um momento extremamente festivo, de muita celebração, porque é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará” em plena atividade. 

Criança com seu olhar atendo a todos os movimentos

“Hoje, recebemos mais de 500 crianças e com esta ação, estamos oportunizando aos pais, mães e responsáveis, que eles possam ter acesso com tranquilidade ao mercado de trabalho. Portanto, a educação transforma a vida das pessoas, desde o ensino infantil, porque é a base de tudo, para que esse aluno cresça e possa continuar seus estudos na idade certa e tenha o melhor aprendizado possível”, destacou a titular da Seduc.

OPORTUNIDADE

Apesar da apreensão em deixar a Ana Clara em seu primeiro dia de aula, a profissional autônoma, Karoline Martins, afirma que agora poderá ir atrás de uma oportunidade de emprego e reforçar o sustento da família. “É um aperto no coração, mas quem precisa, tem que fazer esse esforço e sei que com o tempo ela vai se acostumar com a rotina. Soube dessa oportunidade através do meu pai, fizemos a inscrição e após muita ansiedade, conseguimos uma vaga, até porque não temos condições de pagar uma creche. Portanto, essa é uma iniciativa louvável, porque muitas mães deixam de trabalhar por não ter alguém ou um local adequado para deixar seus filhos e agora, graças ao Governo do Estado, está tendo”, frisou.

Já a mãe de Lorenzo, de 4 anos, Daniele Azevedo, acredita que o local será fundamental para o crescimento de cada criança. “Espero que nossos filhos tenham ensino de qualidade, possam ficar seguros, para que a gente trabalhe com tranquilidade. Com certeza este espaço veio em boa hora, eu particularmente não tinha com quem deixar meu bebê e aqui vai ser o local ideal para que ele se desenvolva”, ressaltou.

Coordenadora de Saúde Bucal, Alessandra Amaral

TERSAÚDE 

O Programa Territórios da Paz (TerPaz), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vão disponibilizar diversos serviços de saúde às crianças do CREI Prof. Orlando Bitar. A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, detalha que haverá atendimentos odontológicos e o acompanhamento da escovação dos pequeninos. “Todos os dias, após as refeições, as crianças terão a escovação supervisionada com profissional inicialmente e, em seguida, vamos capacitar as professoras e suas auxiliares para estarem acompanhando e inclusive desenvolverem trabalhos nas salas de aula, mostrando a importância da prevenção e ensinando a cuidar dos dentinhos brincando”.

A dirigente disse, ainda, que há um ambulatório no espaço de aprendizagem, com técnico em enfermagem e enfermeiro, que ficarão diariamente no local para qualquer eventualidade. Alessandra Amaral também afirmou que está organizando uma equipe para fazer diversos atendimento de saúde, com odontólogos e médicos pediatras, para todas as crianças da creche.

DIFERENCIAIS

Uma das características principais do CREI Prof. Orlando Bitar é a sua localização estratégica, situada na Av. Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. A unidade de ensino possui 19 salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia. 

O local também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, banheiros feminino e masculino, equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequenos paraenses ambientes confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito, além de garantir capacitação dos profissionais que vão atuar nas outras 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.

Por Vinícius Leal (SEDUC)