Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc conscientiza servidores sobre prevenção do câncer de próstata

21/11/2022 13h54 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 282 visualizações
Foto: Seduc conscientiza servidores sobre prevenção do câncer de próstata
Seduc conscientiza servidores sobre prevenção do câncer de próstata

Ação faz parte da campanha nacional 'Novembro Azul' e integra os esforços para evitar que o preconceito leve profissionais da educação ao adoecimento e morte

A campanha “Novembro Azul” possibilita ao homem a oportunidade de olhar com mais atenção para a própria saúde. Integrada a esse movimento nacional, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), realizou na última quinta-feira (17) uma ação para conscientizar os profissionais da educação sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. 

A programação ocorreu no auditório Prof. Dionísio Hage, sede da Seduc, em Belém, e ofereceu uma série de serviços aos servidores, como informações gerais sobre prevenção e cuidados com a saúde, testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, vídeos educativos sobre câncer de próstata e atividades recreativas com jogos de tabuleiro.

 Profissionais que participaram da ação de conscientização na sede da Seduc (Foto: Divulgação)

Estatística - Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos um homem morre no Brasil devido ao câncer de próstata. Por isso, a campanha “Novembro Azul” é essencial porque contribui para quebrar tabus e ajuda a divulgar informações importantes sobre a doença.

De acordo com os especialistas, os principais sinais e sintomas da doença são: ardência ou dor ao urinar, necessidade de urinar com frequência, sangue na urina ou no sêmen, jato urinário fraco ou intermitente, sensação de que a bexiga não esvazia totalmente e disfunção erétil.

Dependendo da fase do tumor e das características do paciente, o médico poderá definir qual o melhor tratamento. Nos estágios iniciais da doença, a prostatectomia radical é o procedimento padrão. A técnica consiste em uma cirurgia para a retirada da próstata e apresenta altos índices de cura. 

Homens a partir dos 50 anos (ou 45 anos, em algumas situações), com histórico do tumor maligno na família, alimentação inadequada e sedentários, são propensos ao grupo de risco para a doença. A maneira mais fácil de prevenção é manter uma alimentação saudável, o peso adequado, praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, e fazer consultas médicas regulares.

 As ações educativas mobilizam todos os profissionais em vários meses do ano (Foto: Divulgação)

Conscientização - “Novembro Azul” é um movimento internacional criado para promover a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce, a fim de contribuir para a redução da incidência e mortalidade. A Seduc, por meio da CAS, realiza anualmente a ação para orientar profissionais da educação. 

Segundo a titular da CAS, Larissa Castro, a coordenação trabalha com o calendário do Ministério da Saúde. “Nós realizamos atividades no Janeiro Branco, no Dia do Hipertenso, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Em todos esses meses, proporcionamos ações voltadas para a conscientização e prevenção de doenças, como câncer de mama, câncer de próstata, hipertensão, saúde mental e suicídio. Portanto, essas programações já fazem parte do nosso planejamento anual de atividades”, informou.


MAIS FOTOS