Paraenses começam Paralimpíadas Escolares com medalhas de ouro, prata e bronze

25/11/2022 12h56 - Autor: Evaldo Júnior (SEDUC) 362 visualizações
Foto: Paraenses começam Paralimpíadas Escolares com medalhas de ouro, prata e bronze
Paraenses começam Paralimpíadas Escolares com medalhas de ouro, prata e bronze

No maior evento esportivo do planeta para jovens com deficiência em idade escolar, realizado em São Paulo, a delegação do Pará já se destaca

O Pará começou bem as “Paralimpíadas Escolares” na cidade de São Paulo (SP). Nesta quarta-feira (23), a delegação paraense garantiu medalhas de ouro, prata e bronze nas competições de atletismo, natação, bocha e badminton. Esse é o maior evento esportivo do planeta para jovens com deficiência em idade escolar.

A nadadora Maria Fernanda do Carmo, 12 anos, ganhou duas medalhas de ouro. A jovem esportista é de Concórdia do Pará, município do Nordeste, e conta que aprendeu a nadar em rio. “Eu consegui chegar até aqui devido ao treino intenso. Hoje, eu me saí bem, graças a Deus. Amanhã irei competir novamente e tentar levar mais medalhas para o meu Estado”, Maria Fernanda após a vitória.

Foto: Divulgação

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prossegue as diretrizes de valorização do desporto escolar, que vem se estacando no País. No início da tarde, Júlia Elen, 17 anos, foi a primeira paraense a competir na modalidade tênis em cadeira de rodas. “Estou muito feliz em poder representar meu Estado. É uma responsabilidade grande. No início do jogo eu estava nervosa, mas a minha adversária conversou, e eu consegui relaxar, felizmente”, disse a estudante de Augusto Corrêa, município a 230 quilômetros de Belém, também no nordeste.

Representação - A delegação paraense, coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é a segunda maior do Brasil com 168 integrantes, sendo 120 paratletas, que irão competir em 11 modalidades.

Aluna da Escola Estadual Tiradentes I, Emily Silva ganhou medalha de prata no arremesso de peso. Ainda sem acreditar no feito, ela contou que “criei uma situação na minha cabeça que não iria ganhar. Imaginei ficar em quinto, quarto lugar, mas nunca nas primeiras colocações. Realmente, foi uma surpresa que me deixou muito feliz”, afirmou.

Atletismo é uma das modalidades disputadas na competição (Foto: Divulgação)

O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Este ano, as competições ocorrem entre os dias 23 e 25 de novembro (quarta a sexta-feira) e vão reunir cerca de 1.300 atletas. O evento terá atletas oriundos de 26 das 27 unidades federativas - a exceção é o Piauí. Durante os três dias de disputas, os competidores estarão divididos em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

“Começamos com excelente colocação. As medalhas e os pontos ainda estão sendo contabilizamos pela nossa delegação, mas já podemos contar com uma expectativa positiva. Ano passado conquistamos a segunda colocação em número de medalhas, e este ano vamos tentar repetir a dose”, ressaltou o chefe da delegação paraense e coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL), Marcley Lima.

Foto: Divulgação

Paralimpíadas 2023 - As boas notícias para o desporto paraense continuam. Em agosto de 2023, Belém será sede Norte e Nordeste das Paralimpíadas Escolares 2023. O anúncio foi feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro durante reunião com os representantes das delegações, na terça-feira (22), em São Paulo.

De acordo com a organização do CPB, o Pará foi escolhido devido ao seu destaque na última competição. O Estado conquistou o primeiro lugar na Regional Norte e Nordeste em agosto, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Foram mais de 150 medalhas conquistadas nas provas de atletismo, natação e bocha.