Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc realiza I Jogos Internos da 'Creche Prof. Orlando Bitar', em Belém

25/11/2022 16h31 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 1469 visualizações
Foto: Seduc realiza I Jogos Internos da 'Creche Prof. Orlando Bitar', em Belém
Seduc realiza I Jogos Internos da 'Creche Prof. Orlando Bitar', em Belém

Cerca de 300 crianças participaram, nesta sexta-feira (25), de brincadeiras em um ambiente alegre, divertido e seguro

O clima de Copa do Mundo contagiou os pequenos estudantes, nesta sexta-feira (25), durante o encerramento dos I Jogos Internos do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém. Vestidos com camisas da seleção brasileira de futebol e portando adereços em tons verde e amarelo, cerca de 300 crianças participaram da brincadeira, repleta de alegria, diversão e respeito.

A programação ocorreu na quadra poliesportiva da unidade, onde os alunos entoaram o hino do Brasil e do Pará, receberam medalhas de honra ao mérito e fizeram apresentação musical. Segundo a professora e coordenadora dos jogos, Patrícia Abreu, a iniciativa surgiu após um projeto para fortalecer o vínculo entre as crianças e seus pais, com a creche.

“Nós estamos muito felizes porque fizemos essa atividade e tudo saiu de forma maravilhosa. Hoje, encerramos a programação com a entrega das medalhas e deu para perceber nos pequeninos que não foi uma competição, mas sim, uma cooperação com a participação de todos, seja da nossa diretora, coordenadora, professores, auxiliares e demais profissionais”, afirmou.

Prof. Patrícia Abreu (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Tudo foi acompanhado de perto pelos pais dos alunos e uma delas foi Liliane Penha, mãe do pequeno Arthur, que está no Maternal I. Encantada com a iniciativa, ela relata que a creche apareceu como uma surpresa e um presente divino na vida de sua família. 

“Eu sempre falo para todos o quão grata sou de ter o meu filho aqui nessa unidade. Acho lindo e interessante esse incentivo ao amor à pátria, ao esporte e, principalmente, ao respeito mútuo. A creche é uma segunda mãe para mim e meu filho, porque ele se sente muito bem aqui, somos bem acolhidos, tanto as crianças como os pais, por todos profissionais, que sempre estão com um sorriso no rosto e mantendo esse acolhimento que é muito importante e faz toda a diferença”, pontuou.

Tranquilidade - Para Celeste Iglesias, mãe do pequeno Gabriel Jesus, de 4 anos, é um alívio deixar seu filho em um local que sabe que será bem tratado. “A gente percebe isso quando ele vai para casa, porque retorna bastante feliz. Nos dias em que não pode vir, o Gabriel nos pede bastante. Portanto, é nítido que ele está sendo muito bem assistido, além de que antes ele não sabia as letras, os números e, agora, eu percebo que ele está tendo esse desenvolvimento intelectual aqui na creche. Não apenas na parte física e emocional”.

Celeste Iglesias conta, ainda, que o “Orlando Bitar” está fazendo a diferença na sua vida profissional também. “Sou servidora pública e antes eu não tinha com quem deixá-lo. Ele ficava com a minha mãe, mas era complicado para ela, devido aos problemas de saúde. Me vi numa situação de desespero, até que encontrei o CREI através da televisão e para mim está sendo um alívio deixar o meu filho em um lugar público, seguro e confortável”, enfatizou.

Celeste Iglesias e seu filho Gabriel (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Satisfação - Após o encerramento das atividades, a diretora do CREI Prof. Orlando Bitar, Vera Leal, definiu que a sensação é de missão cumprida. “A gente vê a felicidade das crianças e dos pais, por estarem participando da 1ª edição dos jogos internos dessa creche fantástica onde, atualmente, nós atendemos 568 crianças. O ano de 2022 foi maravilhoso para nós, em vários aspectos, porque pudemos colocar em prática projetos como o nosso 1º Círio, a 1ª visita externa que foi no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), promovemos a festa pelo Dia dos Pais que foi excepcional, a nossa Festa Junina e tantos outros eventos”.

Vera Leal destacou, ainda, que a creche dispõe de uma série de profissionais que têm colaborado, também, para que o espaço de aprendizagem seja referência na sua área de atuação. “Graças a Deus nós estamos com uma equipe maravilhosa. Temos professores, especialistas em educação especial, diversas auxiliares, professora de música, professora de dança, médico, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicóloga. Portanto, só tenho que agradecer ao nosso governador Helder Barbalho, à primeira-dama, Daniela Barbalho e à nossa secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, por todo apoio, força e estímulo para seguir com esse belíssimo trabalho”, complementou a dirigente.

Diretora Vera Leal (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

De acordo com a assistente social, Eliane Braga Lima, frequentemente é dito aos pais que o CREI não é só uma creche, é um segundo lar, porque disponibiliza assistência médica, odontológica e, também, social. “Recentemente, firmamos parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), então é um espaço que eu reitero, completo, que tem uma grande amplitude pela localização onde está inserida e que possui alta demanda”.

Vale lembrar que o espaço de aprendizagem gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será modelo às demais unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Antes mesmo de completar o seu primeiro ano de funcionamento, o local já desponta como referência em educação infantil na Região Metropolitana de Belém.


MAIS FOTOS