Alunos da Seduc em tratamento no Barros Barreto têm programação de Natal

15/12/2022 12h32 - Autor: Maria Rita com supervisão de Evaldo Júnior (Ascom/Seduc) 725 visualizações
Foto: Alunos da Seduc em tratamento no Barros Barreto têm programação de Natal
Alunos da Seduc em tratamento no Barros Barreto têm programação de Natal (Foto: Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Eles integram a classe hospitalar mantida pela Secretaria de Estado de Educação para jovens internados

O clima do Natal encantou cerca de 30 alunos da classe hospitalar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que fazem tratamento na classe hospitalar do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), em Belém. A iniciativa buscou promover alegria e entretenimento para os jovens em tratamento de doenças relacionadas à Fibrose cística, HIV e pneumologia. Os alunos foram recebidos no hall do hospital com música, animação e presentes, doados por voluntários, e não faltou a presença do Papai Noel.

Referência da classe hospitalar no Hospital João de Barros Barreto, a professora Rita Rosa Figueiredo destacou que a iniciativa buscou a confraternização entre "todos que fazem parte do dia a dia do hospital, tanto a classe hospitalar quanto a Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca) e da Humanização, que se juntaram pensando em demonstrar o carinho, afeto e respeito, que nós temos para com os nossos alunos e pacientes”, afirmou ela.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

A professora Rita Rosa Figueiredo acrescentou que, "tanto a equipe, quanto os alunos, principalmente, se sentiram muito felizes em colaborar com a elaboração do evento, da festa. Eles confeccionaram os brindes, alguns elementos decorativos. Foi com muita alegria que eles receberam a ideia da realização da festa e em confraternizar com todos, além de receber presentes do próprio papai noel”, finalizou.

A classe hospitalar busca recuperar a socialização e garantir a escolarização de crianças, jovens, adultos e idosos que estejam em tratamento hospitalar e ambulatorial. Em um processo de inclusão, a classe dá continuidade a sua aprendizagem, surgindo então, um processo educativo que propõe aos educadores novos desafios e possibilidades de construção de novos conhecimentos e atitudes.

Josiane Cíntia Ribeiro Santos, mãe da aluna Cibele, ressaltou o sentimento de gratidão pela iniciativa. A filha dela participa da classe hospitalar. “Eu sinto que a classe hospitalar é muito eficaz na vida dos nossos filhos, porque lá eles se distraem, apesar da situação difícil que se encontram".

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

"É uma forma de se distraírem de todas as dificuldades na saúde. Para a minha filha Cibele foi muito importante este projeto. Toda vez que ela ia pra classe, ela voltava mais feliz e animada. Eu sou muito grata aos professores e professoras e da forma que eles se dispuseram e deram a atenção e cuidados necessários para ela”, afirmou Josiane Santos.

A vendedora Juliana Silva, mãe da pequena Alana Eduarda, que faz tratamento pediátrico na unidade, disse que: “O sentimento de ver a minha filha aqui, feliz, recebendo presente do papai noel é de gratidão, além de melhorar a autoestima dela, me deixa muito feliz por essa iniciativa do hospital e da Seduc”, enfatizou.

Alana Eduarda da Silva Silva, aluna de 7 anos, que frequenta o 1° ano, esboçou simpatia e carisma durante o evento. “Eu achei legal conhecer papai noel, ganhar vários presentes e conhecer outras crianças. Quero mais festas como essa. Quase não dormi essa noite, mas eu estava morrendo de sono. Para o ano de 2023 eu desejo um grande beijo para o papai do céu um grande presente para as outras crianças que ainda não tem presente”, disse sorridente e com seu presente no colo.