Cantata de Natal da Seduc reúne 150 estudantes no prédio do IEEP

22/12/2022 13h07 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 399 visualizações
Foto: Cantata de Natal da Seduc reúne 150 estudantes no prédio do IEEP
Cantata de Natal da Seduc reúne 150 estudantes no prédio do IEEP (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

O espetáculo, em sua segunda edição, promete emocionar o público com um repertório de clássicos natalinos e músicas regionais

Para que a II Cantata de Natal da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ocorra conforme o planejado, dezenas de profissionais e alunos estão envolvidos na preparação. No início da noite desta quarta-feira (21) foi realizado o último ensaio dos grupos de balé e teatro, e do coral, para que a programação emocione o público do início ao fim.

A Cantata será realizada pelo segundo ano consecutivo nas centenárias instalações do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), na confluência de três grandes avenidas da capital paraense: Presidente Vargas, Nazaré e Serzedelo Corrêa. O musical será apresentado nesta quinta-feira (22), as 18h30, com o tema “Um menino nasce em Belém... do Pará”. O evento terá entrada gratuita. Na ocasião, a história do Pará será exaltada nas vozes de 150 estudantes da rede pública estadual.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Este ano, participam do espetáculo alunos e professores das escolas estaduais Santo Agostinho, Casa da Criança Santa Inês, Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar e do Projeto Social Tia Anísia. A iniciativa busca incentivar a linguagem do teatro, das artes e da musicalização, associada aos conceitos de sustentabilidade e valorização da identidade e regionalidade amazônica.

Expectativa - Ansiosa para a apresentação, a aluna Rebekah Rozendo, da Escola Estadual José Márcio Ayres, no bairro do Tapanã, em Belém, disse estar “muito feliz de ter a honra de poder dançar neste espaço histórico. Apesar do nervosismo, estou literalmente pulando de alegria por essa oportunidade”.

Para a estudante Thayla Noronha, da Escola Estadual Maestro Waldemar Henrique, no bairro do Mangueirão, na capital, não há palavras “para descrever esse momento. É uma felicidade imensa estar aqui, até porque nem todos têm essa mesma chance que nós estamos tendo. O repertório de amanhã é surpresa, por isso convido todos para que participem conosco deste belíssimo espetáculo”.

'Noite no Cinema'- De acordo com a professora de Balé Fernanda Pinheiro, o preparo das meninas é realizado durante o ano. “A gente tem um trabalho social muito bonito, que abrange crianças de 4 a 20 anos, em diversos níveis. Apesar de estarmos em uma área carente, no bairro do Bengui, elas não faltam, são dedicadas aos ensaios, e a gente fez um espetáculo chamado de ‘Uma Noite no Cinema’, do qual derivou a apresentação que iremos realizar amanhã”, adiantou a professora.

(Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Ela contou ainda que suas alunas ficaram emocionadas com o convite para o espetáculo. “Quando temos um evento importante como este, elas ficam com uma esperança maior ainda de que o balé pode proporcionar momentos únicos em suas vidas, não só de apresentações, mas até de crescimento profissional”, complementou.