07/01/2023 09h15 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 2059 visualizações
Foto: Seduc realiza formatura dos primeiros alunos da 'Creche Orlando Bitar', em Belém
Seduc realiza formatura dos primeiros alunos da 'Creche Orlando Bitar', em Belém (Foto: Divulgação)

Espaço de aprendizagem é referência em Educação Infantil na Região Metropolitana

O Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar promoveu, nesta sexta-feira (6), sua primeira cerimônia de formatura do ABC. Para 25 crianças atendidas pelo espaço de aprendizagem, localizado na capital paraense, seus pais e professores, a solenidade representa uma conquista importante e simboliza o início de uma nova trajetória educacional.

A partir de agora, os alunos que estavam na Pré-Escola II, seguem para o 1º ano do Ensino Fundamental e serão encaminhados à centenária Escola Estadual Barão do Rio Branco, que foi entregue totalmente reconstruída pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nas últimas semanas.

Segundo a diretora do CREI Prof. Orlando Bitar, Vera Leal, a conquista representa uma emoção muito grande e a sensação é de dever cumprido. “Fizemos uma celebração muito linda com a presença dos pais e que emocionou, também, todos os servidores. Eu como gestora deste espaço, além das coordenadoras pedagógicas, professores, suas auxiliares, ficamos muito honrados por esse feito”.

Foto: Divulgação

Vera Leal externou, ainda, sua gratidão a todos que têm colaborado para que a unidade seja um grande sucesso. “Quero agradecer primeiramente a Deus, ao nosso governador Helder Barbalho, à nossa primeira-dama Daniela Barbalho e, claro, não poderia  deixar de agradecer de todo o coração a nossa ex-secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. Esperamos que 2023 seja de muito sucesso, com novos projetos, mais atividades pedagógicas e que engrandeçam a nossa educação paraense”, complementou.

Trajetória

O Ensino Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e faz parte de um processo importante para que a criança aprenda a se relacionar, viver em sociedade, desenvolver capacidades cognitivas e motoras, as quais são fundamentais para a formação humana. Em abril de 2022, o CREI Prof. Orlando Bitar entrou em funcionamento e se tornou um espaço capaz de garantir tudo isso.

Foto: Divulgação

Esta é a 1ª das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Este é o maior espaço de aprendizagem paraense destinado ao público infantil e que recebeu, em seu primeiro ano de funcionamento, 525 crianças. Além disso, é importante destacar que a iniciativa faz parte do compromisso do Executivo Estadual de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças com até 5 anos de idade em todo o Estado.