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No Dia Internacional da Educação, Pará destaca avanços do ensino infantil à pós-graduação

24/01/2023 12h40 - Autor: Giovanna Abreu (SECOM) 2837 visualizações
Foto: No Dia Internacional da Educação, Pará destaca avanços do ensino infantil à pós-graduação
No Dia Internacional da Educação, Pará destaca avanços do ensino infantil à pós-graduação (Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)

Da creche à universidade, a população tem acesso à educação pública em instituições de ensino reconstruídas e equipadas

A emoção da manicure e faxineira Sabrina Kellen diante do desenvolvimento do filho Rhuann, 5 anos, foi extravasada em choro de felicidade. Diagnosticado com o espectro do autismo, o menino vem transformando seu dia a dia desde que se tornou aluno do Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar, em Belém. A unidade de ensino da educação infantil integra o Programa Creches Por Todo o Pará, idealizado e executado pelo governo do Estado.

“A Creche Orlando Bitar é uma porta de educação, de transformação e de esperança para as vidas das crianças, e de todos nós, pais e responsáveis. Desempregados, eu e meu marido viemos de Recife (Pernambuco) tentar uma nova vida em Belém, mas não tínhamos com quem deixar o nosso filho. Conseguir uma vaga na creche foi uma verdadeira bênção, porque consegui voltar a trabalhar, a ter dignidade. Ele, que não sabia nem pegar um lápis, já sabe escrever até o nome, e começou a falar. Isso é muito emocionante para uma mãe. Vejo que o meu filho terá futuro através da educação. As lágrimas são por ver ele se superando a cada dia aqui”, conta Sabrina.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Para o secretário da Seduc, Rossieli Soares, a Educação tem que ser um tema de prioridade de toda a sociedade. "Tal qual todos têm paixão pelo Payssandu e Remo, assim tem que ser o envolvimento de toda a sociedade com a Educação. É um tema que precisa ser prioridade de Governos, mas também das famílias, de toda a comunidade. Só assim transformaremos a vida do cidadão para melhor. Por parte da nossa gestão a frente da Seduc-PA, vamos colocar o nosso Estado entre os melhores do País. Este é o meu compromisso", enfatizou.

Nesta terça-feira (24), quando é celebrado o Dia Internacional da Educação, o Governo do Pará reforça o compromisso assumido desde janeiro de 2019 com uma educação de qualidade em todos os níveis - da educação infantil ao ensino técnico e superior, incluindo pós-graduação -, para todos os habitantes do vasto território paraense.

Redário e Livros (Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)

Zerar déficit - O “Creches Por Todo o Pará”, iniciado em 2022, é destinado à educação de crianças de 0 a 5 anos. Iniciativa inédita do governo, visa zerar o déficit na educação infantil no Pará. “Nesta fase, a criança se desenvolve, aprende a socializar, a dividir com seus colegas. É um grande marco na vida de uma criança na educação. Ao longo de 2022, fizemos um trabalho lindo na escola. Posso afirmar que este espaço conta com uma estrutura de qualidade, dentro de todos os parâmetros necessários para desenvolver um ensino com qualidade”, assegura Vera Lúcia Leal, diretora da Creche Orlando Bitar.  

Ensino médio - Mãe do adolescente Yohan Daniel, 15 anos, a dona de casa Fernanda Aires acompanhou o filho na manhã de ontem (23) até a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Ulysses Guimarães, em Belém, para fazer a matrícula do novo aluno. “Eu não tive essa oportunidade na educação, e sonho que o meu filho tenha um ensino de qualidade. A oportunidade de o governo garantir uma escola de tempo integral é um grande diferencial pros nossos filhos. É um incentivo a mais para que eles aprendam e tenham um futuro por meio da educação”, destaca Fernanda Aires.

Fernanda Aires e Yohan Daniel (Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém 894 unidades escolares, distribuídas nos 144 municípios, para atender todas as etapas, ofertas e modalidades da educação, abrangendo 530.555 estudantes de todos os níveis e modalidades no ano passado. Entre 2019 e 2022 foram entregues 117 unidades escolares totalmente reconstruídas e equipadas, sendo 14 escolas novas e 103 reestruturadas e ampliadas.

Ensino superior - A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está presente em todas as macrorregiões do Estado, oferecendo cursos de graduação em licenciatura, tecnologia e saúde. Em 2023, a Universidade completa 30 anos. Ao longo dessas três décadas, a instituição investiu na formação continuada de seu quadro docente e na ampliação dos programas de pós-graduação.

Um dos diferenciais é a oferta de cursos de graduação e pós-graduação voltados às populações indígenas. A Uepa conta com campus em 11 das 12 regiões de Integração do Pará, até mesmo em locais onde não há unidades próprias, por meio de projetos ou programas de formação, como o “Forma Pará” e o Parfor (para formação de professores).

Forma Pará – Em 2022, o “Forma Pará”, maior programa de expansão do ensino superior do Brasil, desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com universidades públicas, prefeituras e organizações da sociedade civil, ofertou 1.620 vagas em 33 turmas, formadas em 30 municípios.

Elenice Oliveira, que por meio do programa cursa o 6º semestre de Administração na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bagre, município do Arquipélago do Marajó, afirma que o acesso à educação superior é o diferencial para atuar no mercado. “Essa é uma oportunidade rara no meu município. Sou extremamente grata aos idealizadores e implementadores da interiorização do nível superior em meu Estado. O curso tem me colocado em excelentes oportunidades profissionais. Desde agosto de 2020, quando tive oportunidade de trabalhar em São Caetano do Sul, em São Paulo, vi o quanto esse curso era um diferencial pra mim no mercado”, ressalta a universitária.

Com os processos seletivos especiais referentes à chamada 2023 do programa, o “Forma Pará” chegou a todos os 144 municípios paraenses, universalizando a oferta de cursos de nível superior no Estado. Nesta etapa, estão sendo ofertadas 4.060 vagas.

Em quatro anos de implantação, o “Forma Pará” atingiu 9.775 vagas, mais que o dobro da meta inicial, que eram 1.000 vagas por ano.


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