Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Belém, Seduc inicia ações da 'Coleta Seletiva Solidária Cidadã'

25/01/2023 12h39 - Autor: Bruno Magno (SEDUC) 1594 visualizações
Foto: Em Belém, Seduc inicia ações da 'Coleta Seletiva Solidária Cidadã'
Em Belém, Seduc inicia ações da "Coleta Seletiva Solidária Cidadã" (Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc)

Trabalho de separação evita a contaminação dos materiais reutilizáveis e diminui os resíduos destinados ao aterro sanitário

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (Caec), iniciou os trabalhos do ano no projeto "Coleta Seletiva Solidária Cidadã”, no prédio-sede da instituição, em Belém, na manhã desta quarta-feira (25). A iniciativa é realizada mensalmente na Secretaria, em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (Cootpa), e busca a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo.

De acordo com a coordenadora do projeto, a servidora Emlly Silva, a coleta seletiva evita a contaminação dos materiais reutilizáveis e diminui significativamente os resíduos destinados ao aterro sanitário. Além disso, também é fonte de renda para os trabalhadores da Cooperativa.

(Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc)

"Nós entramos de sala em sala e vamos recolhendo o material que os servidores separam dentro das salas, em caixas de papelão do projeto. Nos corredores também instalamos coletores, então, estamos criando essa cultura da coleta seletiva aqui, com base na base na Lei 801/2008, que orienta a administração pública direta e indireta a encaminhar seus resíduos sólidos para cooperativas e associações de catadores. O grande objetivo do projeto é destinar corretamente os materiais reaproveitáveis das escolas, da sede da Seduc, e também fazer a inclusão social dos catadores, gerando emprego e renda ", ressalta a coordenadora.

A próxima coleta dos trabalhos no prédio-sede da Seduc irá ocorrer no mês de fevereiro, mas o trabalho é realizado também em unidades escolares pelo Estado, que são atendidas por nove cooperativas. 

 (Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc)

Materiais recicláveis que podem ser descartados

- Papéis: jornal, papel branco, revista, caderno, caixas de papelão, etc;

- Plásticos: sacos e sacolas, canos e tubos de PVC, potes e frascos de alimentos higienizados, produtos de higiene pessoal e limpeza, brinquedos, garrafa PET: refrigerante, água, suco, vinagre, óleo, etc;

- Metais: latas de alumínio e ferro, enlatados em geral, prego, parafuso e etc.


MAIS FOTOS