Em Belém, Seduc realiza semana do ano letivo 2023 com USEs e UREs

31/01/2023 13h59 - Autor: Marcelo Júnior (SEDUC) 6035 visualizações
Foto: Em Belém, Seduc realiza semana do ano letivo 2023 com USEs e UREs
Em Belém, Seduc realiza semana do ano letivo 2023 com USEs e UREs (Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc)

Intercâmbio de experiências e balcões de atendimento com secretário e coordenadorias compõem a iniciativa

Para realizar uma maior imersão com o objetivo de desenvolver e potencializar a educação do Estado, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) reúne até sexta-feira, 03 de fevereiro, em Belém, os 18 gestores das Unidades Seduc na Escola (USEs) e outros 21 gestores das Unidades de Referência Especializada (UREs) para atender demandas e discutir medidas para os próximos quatro anos.

Ao longo de toda a semana, os gestores das USEs e UREs ficarão focados em palestras de capacitação com referências da educação e terão contato direto com os setores da Secretaria de Educação do Pará, além de terem suas demandas específicas atendidas para desenvolver um novo modelo de gestão a ser seguido pelos próximos anos. A proposta é que os órgãos regionais tenham estrutura pedagógica, financeira, recursos humanos e tecnológicos para desenvolver um trabalho mais ativo e relevante junto às escolas nos municípios. A partir da descentralização e autonomia da gestão, iniciativas como o Programa "Dinheiro Direto na Escola" podem ser uma realidade também no Pará.

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

"A semana do ano letivo com gestores das USEs e UREs é uma ferramenta para que nossas ações na Seduc se tornem uníssonas. Precisamos que os olhares apurados dos gestores para cada realidade possibilitem políticas de Estado que impactem a todos, não apenas uma única região. Para isso, eles precisam ter conhecimento de como está a educação do Pará e, então, focar seus esforços na elaboração de planos de ação para alterar esse cenário", afirmou o secretário da Educação Rossieli Soares. “Seja nas coordenadorias, nas salas de aula ou em qualquer outro ambiente ou cargo, todo o trabalho realizado precisa ter em foco a aprendizagem dos alunos. Esse é o nosso ponto de partida e o de chegada”, enfatizou.

Os gestores participam de atividades sobre fluência leitora com participação do CAED, políticas pedagógicas, atividades práticas de análise de contexto da rede e elaboração de um plano de ação que já será executado em suas unidades. Além disso, também deverão discutir sobre gestão de pessoas, merenda, logística e engenharia. Ainda na sexta-feira (03) haverá atendimento segmentado com cada uma das coordenadorias e secretarias adjuntas.

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

Rosilene Arcanjo, gestora da 6ª URE, em Monte Alegre, disse que as atividades da semana do ano letivo e o momento com o secretário da Educação recobraram a esperança de mudanças na educação foram importantes.

"Nossa região tem um desafio gigantesco para ser contornado. Esse momento com o secretário de Educação é, para todos nós, uma injeção de ânimo muito grande por saber que o ponto principal é a aprendizagem e que o foco não pode deixar de ser o aluno. Nossas esperanças se renovam de que é possível fazer educação com qualidade e compromisso no estado do Pará", disse.