Docentes e técnicos da Seduc e Fasepa participam de formação em socioeducação

08/03/2023 09h40 - Autor: Sâmia Maffra (SEDUC) 528 visualizações
Foto: Docentes e técnicos da Seduc e Fasepa participam de formação em socioeducação
As equipes se reuniram no auditório da Seduc, em Belém (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

A capacitação foi direcionada a professores da Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, única da rede estadual a atender apenas socioeducandos

Equipes de docentes e de técnicos da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que atuam na socioeducação de adolescentes em conflito com a lei, participaram de formação nesta terça-feira (07), no auditório da Seduc, em Belém. A programação contou com apresentação do projeto político-pedagógico, espetáculo teatral, roda de conversa sobre o protagonismo juvenil na socioeducação e palestra sobre recomposição da aprendizagem.

Os professores participantes atuam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Carlos Gomes da Costa, única unidade da rede estadual que atende apenas socioeducandos, e está localizada no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O objetivo é realizar uma capacitação por mês com temática diferenciada. “A partir de agora, teremos esses momentos formativos, onde podemos estar perto dos professores, acompanhando o trabalho deles, viabilizando como podemos propor o desenvolvimento do trabalho com os adolescentes e atender às necessidades deles”, disse Regina Guimarães, diretora da escola.

Segundo o professor e mestre em Artes, Arlindo Alves, “esse momento de capacitação nos proporciona uma reflexão do nosso papel como educador, e nos coloca diante de novos desafios de educação. O professor precisa sempre estar se qualificando, e olhar com carinho para seus estudantes, principalmente nós que trabalhamos com alunos privados de liberdade. Isso é muito importante, e um indicativo que estamos no caminho certo”.

Professor Arlindo Alves: trabalho contínuo com socioeducandos (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Trabalhando há mais de 14 anos com socioeducação, o professor Arlindo Alves celebra as conquistas. “Conseguimos desenvolver muitos trabalhos voltados para a arte dramática, composição musical, práticas de conjunto musical e composição de rap. Recentemente, conseguimos fazer 12 composições musicais e vimos quanto potencial os alunos têm. No dia a dia, percebemos que eles já trazem uma experiência tão rica. Nós, professores, só temos que ter sensibilidade de perceber e potencializar os talentos. O conteúdo é secundário. O mais importante é o projeto de vida desse adolescente”, ressaltou.

Escola Antônio Carlos Gomes da Costa - Funcionando desde 2014, a escola está ligada à USE 12 (Unidade Seduc na Escola), em Ananindeua, mas a organização é vinculada à Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Ceja/Seduc). “As aulas são para os níveis fundamental e médio, e acontecem dentro da unidade, onde os educandos moram. O objetivo é atender aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nas oito unidades de socioeducação”, informou Letícia Carneiro, que representava a Ceja/Seduc no evento. Atualmente, a escola conta com 73 professores, de várias disciplinas.

Letícia Carneiro representou a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Eles têm aulas das diversas disciplinas da base curricular. Mas nós temos algumas flexibilizações e o olhar atento a cada um, com uma pedagogia da presença. Hoje, 60 adolescentes são atendidos, mas ao longo do ano o fluxo pode aumentar ou diminuir de acordo com a medida designada a eles pelo juiz. A maioria vem de longos períodos longe da escola, e de longo período de consumo de drogas ilícitas. Nosso primeiro trabalho é conquistar e convencer esse adolescente a estudar”, complementou a diretora Regina Guimarães.