Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Paragominas, Escola Estadual Raimundo Laureano é entregue reconstruída pelo Estado

27/03/2023 10h14 - Autor: Bruno Magno (SEDUC) 226 visualizações
Foto: Em Paragominas, Escola Estadual Raimundo Laureano é entregue reconstruída pelo Estado
Em Paragominas, Escola Estadual Raimundo Laureano é entregue reconstruída pelo Estado (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

A EEEM Raimundo Laureano da Silva Souza atende, atualmente, 989 estudantes do ensino médio, nos turnos manhã, tarde e noite que agora contarão com salas climatizadas e muito conforto

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou na tarde desta sexta (24/03), as obras de reconstrução e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Laureano da Silva Souza, em Paragominas, nordeste paraense. Uma grande festa marcou a entrega da 120ª unidade escolar pela Seduc ao longo de quatro anos.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

“Estamos avançando na reconstrução da estrutura escolar do Estado, garantindo um ambiente adequado, um ambiente de qualidade, motivando nossos alunos, professores e a comunidade escolar. Mas além disso, também anunciamos importantes conquistas para Paragominas, como a instalação da Usina da Paz do município até junho deste ano, como também o início das obras do novo Hospital Regional do Leste, em Paragominas. Com isso, olhamos pela saúde, segurança, educação e cidadania, com obras que farão Paragominas crescer cada vez mais”, disse o governador do Estado, Helder Barbalho, durante a agenda pública no município. 

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, acompanhou a agenda no município e destacou que a educação pública é prioridade no Estado. “Estivemos aqui em janeiro para conhecer a Escola e, agora, estamos entregando essa unidade toda pronta, dando todas as condições para os alunos se desenvolverem. Sabemos quanto isso é inportante e vamos avançar muito mais”, disse ela. 

Entusiasmados, os estudantes da escola receberam o novo espaço com dança, música e a esperança de dias melhores na educação. “A escola melhorou bastante. Antes não tinhamos essa estrutura toda com ar-condicionado, os ventiladores quase caiam na nossa cabeça. Mas o que mais gostei mesmo foi da sala climatizada, porque era muito dificil o calor. A quadra poliesportiva está ótima para fazermos as aulas de educação física”,  disse Elisabete Silva, estudante da escola. 

Elizabeth Silva, estudante (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

“Gostei bastante da reconstrução, estudo aqui desde o primeiro ano e a estrutura era muito ruim, era muito calor. Mas agora, a realidade é outra! Temos uma estrutura maior com ar-condicionado, quadra, laboratório de informática, então estou muito feliz“, completou o estudante João Vitor Brito, que estava animado com o laboratório de informática.

Diretora da unidade escolar, a professora  Ângel Rinaldi ressaltou que o momento é de celebração na unidade escolar. “O sentimento é de gratidão, gratidão por estarmos recebendo uma escola totalmente renovada e reconstruída, com ambientes totalmente preparados para poder atender a necessidade do aluno. Nós já faziamos educação de qualidade e agora temos mais um motivo para fazermos muito mais. O governo do Estado nos presenteou com essa nova escola , o governador prometeu e cumpriu o acordo com a educação pública de Paragominas e todos estamos muito felizes”, disse a diretora. 

Com investimento de mais de R$ 2,5 milhões, a reconstrução da unidade beneficiou cerca de mil alunos. As obras contemplaram a reconstrução de 11 salas de aula, a sala de professores, a sala de leitura, o laboratório interdisciplinar, uma sala de vídeo, a sala de informática, área coberta, cozinha, sala de despensa, banheiro para funcionários, sala de coordenação pedagógica, secretaria e a sala da direção com banheiro.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

As obras incluíram ainda dois banheiros femininos, sendo um para pessoas com deficiência, e dois masculinos, um deles adaptado para pessoas com deficiência. Além disso, a unidade ganhou quadra coberta e um bicicletário.

“Estamos investindo em educacão e foi essa missão que o governador Helder Barbalho me deu: dar prioridade na educação. Com o apoio de Deus, o governador tem a missão de tornar o Estado do Pará líder em educação no País, então seremos o Estado que mais vai crescer em educação. E nós vamos fazer de Paragominas, também um exemplo em educação. Vem muita coisa boa por ai“, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, que também esteve em Paragominas hoje para entregar a nova unidade. 

Na oportunidade, o secretário adiantou que a Escola Estadual Castelo Branco vai passar por obras de reconstrução e que a Seduc vai alugar outro prédio na cidade para abrigar as atividades pedagógicas da escola, atendendo a uma demanda dos estudantes. Acompanhado pelos estudantes, o secretário visitou o prédio antes da agenda pública. 

A escola também recebeu novas instalações elétricas e hidrossanitárias, além de climatização em todas as salas de aulas, o que assegura maior conforto e qualidade de ensino. Além de todos os equipamentos e mobiliários, a unidade ganhou kit com geladeira, freezer e computador para reforçar a infraestrutura.

A EEEM Raimundo Laureano da Silva Souza atende, atualmente, 989 estudantes do ensino médio, nos turnos manhã, tarde e noite. 

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Agricultura - Ainda durante a agenda, o governador Helder Barbalho fez a entrega de uma motoniveladora para a prefeitura de Paragominas, por meio de emenda parlamentar da deputada Elcione Barbalho. A máquina será usada na zona rural do município. 

Também participaram da cerimônia de  entrega da escola, a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, deputado federal Antônio Doido, deputado estadual Lu Ogawa, e prefeito de Paragominas, Lucídio Paes.


MAIS FOTOS