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Indígenas participam de consulta pública do Programa ''Educação Por Todo o Pará''

29/05/2023 10h50 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom/Seduc) 336 visualizações
Foto: Indígenas participam de consulta pública do Programa ''Educação Por Todo o Pará''
Cacique Reginaldo Tembé destaca importância da participação no projeto que será executado - Foto: Rai Pontes (Ascom/Seduc)

Programa visa observar os impactos que a construção e as mudanças irão ocasionar tanto para o social como para o meio ambiente onde está envolvida a comunidade escolar indígena

Lideranças indígenas participaram da quarta consulta pública do Programa "Educação Por Todo o Pará", na manhã deste sábado (27), na comunidade indígena do Cajueiro, em Paragominas, na região de integração do Rio Capim. O encontro, que foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), teve como objetivo apresentar o programa “Ampliação e Modernização da Infraestrutura e Oferta Educacional para Garantia do Direito de Aprender no Estado do Pará”,  que será aplicado por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Conduzida pela Coordenadoria de Educação Escolar Indigena (CEEIND), formada por Veraneize Alves, Liliane Chipaia e Natália Silva, a iniciativa teve o intuito de explicar como funciona o processo, bem como promover uma escuta para fazer adaptações necessárias para a finalização do projeto, de acordo com as questões étnico-culturais da comunidade para que ele tenha efetividade maior. A representante da Seduc, Liliane Chipaia, reforçou a importância dessa parceria com as comunidades na realização das consultas.

Cacique Reginaldo Tembé destaca importância da participação no projeto que será executado - Foto: Rai Pontes (Ascom/Seduc)

“É importante estarem sendo consultados para que eles tenham esse olhar de atenção sobre uma questão fundamental na aldeia, que é a infraestrutura e espaço escolar. É um sonho realizado porque partindo do princípio de que precisamos ter espaços qualificados para o atendimento da oferta do ensino de aprendizado. Então a escola para nós, povos indígenas, é um espaço de fortalecimento da identidade e de afirmação”, disse ela.

Liliane Chipaia, da Seduc - Foto: Rai Pontes (Ascom/Seduc)

“Esta é a segunda vez que a equipe técnica esteve na comunidade, anteriormente estiveram presentes também os consultores do banco. Então, a consulta foi feita de acordo com essa primeira análise, com apresentações da síntese daquele primeiro momento, porque só podemos seguir para as próximas etapas se a comunidade estiver de acordo”, completou Veraneize Alves, coordenadora da CEEIND.

Durante o encontro, o cacique Reginaldo Tembé falou sobre o participar do projeto de elaboração para a iniciativa. “É muito bom porque a gente sendo ouvido fica melhor para construir algo de qualidade. Desde muito tempo estamos esperando esse momento, para podermos sugerir e falar como queremos. Será um prazer receber alunos de outras comunidades aqui em Cajueiro”, comentou o cacique. 

Da etnia Tembé, o professor André Tembé disse que o novo espaço previsto no projeto será para acolher todas as comunidades adjacentes. “A nossa comunidade irá atender as outras menores. Com uma nova unidade escolar, os parentes irão se sentir mais confortáveis durante o período de estudo”, ressaltou o professor. 

“Ter para eles a nossa equipe é ter a garantia de que aqui na comunidade terá uma infraestrutura adequada e de qualidade para as futuras gerações”, complementou Liliane Chipaia, representante da Seduc.

O principal intuito do Programa é observar os impactos que a construção e as mudanças irão ocasionar tanto para o social como para o meio ambiente. O Programa de Investimentos pretendido com o BID foi estruturado em quatro componentes: Cobertura e Qualidade da Infraestrutura; Práticas de Ensino; Práticas de Gestão e Administração do Programa.


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