Seduc reúne equipe técnica para definir Planejamento Estratégico 2023-2026

04/07/2023 16h03 - Autor: Bruno Magno em colaboração com Marcelo Júnior (Ascom Seduc) 1517 visualizações
Foto: Seduc reúne equipe técnica para definir Planejamento Estratégico 2023-2026
Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

Imersão objetiva a construção de um documento estratégico norteador para gestão educacional nos próximos anos

De domingo (02) até esta terça-feira (04), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reuniu a equipe técnica, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, para definir o Planejamento Estratégico 2023-2026 da pasta, que vai definir os caminhos da atual gestão na busca pelo aperfeiçoamento da educação pública paraense.

''Nós reunimos nosso quadro de servidores para pensar. É fundamental que tiremos algum momento para realizar uma imersão como essa, para que não vivemos em função da rotina, de apagar incêndios. O fato de estarmos juntos, pensando de forma coletiva, nos permitirá uma nova dinâmica. Estamos construindo um documento que contempla a visão de todos, onde todos possam se enxergar e se reconhecer, ao passo em que nos guiamos, juntos, em uma direção assertiva, possível e que garanta o processo de aprendizagem dos nossos estudantes'', disse o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, que participou dos trabalhos.

Voltado para 170 servidores da Secretaria, entre secretários adjuntos, coordenadores, diretores e dirigentes das Diretorias Regionais de Ensino, o curso teve como facilitadores técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que deram as bases para que as equipes da pasta elaborassem as ideias para o Planejamento Estratégico. Os servidores tiveram palestras e dinâmicas em grupo que ajudaram a traçar as metas para os próximos anos.

''Essa construção que nós tivemos com o Pará foi muito inovadora. Nos outros Estados em que trabalhamos, não conseguimos fazer uma reunião tão grande e tão diversa em uma escala tão grande de trabalho, da construção da estratégia. Senti uma sinergia muito grande, foi um momento importante de troca, e tivemos um resultado sensacional'', disse Humberto Bezerra, gerente de projetos da Fundação Getúlio Vargas.

No domingo (02), os trabalhos foram abertos com as palestras da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, e pelo economista José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV.  Na segunda (03) e terça-feira (04), os servidores definiram metas e objetivos que constarão no documento.

''Sempre comentei que o interior precisava fazer parte desse processo. Sempre que acontecia algo, algum evento, alguma organização, só chegava pronto para o interior. Mas dessa vez estamos fazendo parte do processo! Nos sentimos pertencentes à construção. Isso mostra que a Seduc está trilhando novos caminhos e tem tudo para crescer'', disse André Luiz da Silva, dirigente da Diretoria Regional de Ensino 10 Altamira.

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

A mesma opinião é compartilhada pela educadora Joana Carmem Machado, coordenadora da Educação no Campo das Águas e Florestas da Seduc, que também participou da construção do Planejamento Estratégico. ''A avaliação é extremamente positiva. Mostrou o lugar dessa proposta que vem se desenhando para a educação do Pará que é bem diferente, bem organizada, direcionada. Temos agora mais clareza do lugar em que precisamos atuar, conseguimos visualizar melhor a rede como um todo e, também, a possibilidade de se criar um sistema estadual de educação. O sistema de regime de colaboração ficou mais evidente. O evento foi extremamente prazeroso e muito positivo para a Secretaria de Estado de Educação'', ressaltou ela.

O Planejamento Estratégico da Seduc ficará pronto no final do mês de julho e representa uma das ações da atual gestão para a elaboração de políticas educacionais democráticas e assertivas.