Aulas da rede pública estadual de ensino recomeçam nesta quinta-feira (3)

03/08/2023 13h04 - Autor: Giovanna Abreu (SECOM) 509 visualizações
Foto: Aulas da rede pública estadual de ensino recomeçam nesta quinta-feira (3)
Foto: David Alves / Ag. Pará

Mais de 500 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio voltam às salas de aula nos turnos da manhã, tarde e noite na capital e interior

Alunos da Escola Estadual Visconde de Souza Franco são recebidos com música, nesta quinta-feira (3), dia do retorno às aulas no segundo semestre letivo do ensino público paraense. A Banda Vibe, fruto do projeto ‘Reflexões Musicais’, da escola, composta por professores e alunos, garantem o clima acolhedor na chegada a comunidade escolar. No Estado, mais de 500 mil estudantes da rede estadual, em todo o Pará, voltam às salas de aula nos turnos da manhã, tarde e noite.

"Hoje damos início ao terceiro bimestre com o retorno dos nossos estudantes às escolas. Ontem nos reunimos com as equipes escolares para discutir as metas a serem cumpridas ainda neste ano, para uma retomada assertiva. Temos muito trabalho pela frente, para isso já estamos enviando novos materiais, desenvolvendo formações e dando celeridade na implementação do Programa Dinheiro na Escola Paraense, que transformará a realidade das nossas escolas", destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Foto: David Alves / Ag. Pará

Aluna do 3° ano do Ensino Médio, Beatriz Lara, 18, afirma que o retorno das aulas, na reta final da escola, está sendo muito especial. “Ao mesmo tempo que traz uma pressão maior pelo término do ciclo, a volta às aulas traz um sentimento de renovação para os novos passos. Contamos com uma estrutura muito boa da escola para nos dar o suporte necessário, que faz diferença no nosso desempenho. É um momento divisor de águas, de novos sonhos, projetos e perspectivas, para o vestibular”, conta a aluna, que buscará uma vaga na área da moda.

Antes de começarem as aulas, diretores, professores e coordenadores pedagógicos de todas as unidades da rede estadual participaram, na quarta-feira (02), do encontro formativo sobre a Agenda de Planejamento Pedagógico 2023. A vice-diretora da Souza Franco, Patrícia Benevides, ressalta que a equipe está alinhada e preparou tudo com carinho para o segundo semestre.

Foto: David Alves / Ag. Pará

“Após as reuniões de planejamento e todo o trabalho de organização, preparamos tudo com muito amor para que os alunos encontrassem na escola todo o apoio pedagógico e suporte de professores necessários. Estamos iniciando um semestre com muito entusiasmo, ensino de qualidade para eles se sentirem motivados. Certamente essa dedicação refletirá nos resultados da escola e exames de avaliação”, destaca a vice-diretora.

Foto: David Alves / Ag. Pará

Na disciplina de matemática, a professora Audrey Ferreira afirma que as aulas já começam com todo o gás. “Sabemos que esse período é bem mais curto, com um volume grande de conteúdo e ainda vivemos a reta final de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saebe) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com compromisso de melhorar, cada vez mais, nossos índices, refletindo na qualidade da educação que estamos nos dedicando para oferecer, um dos meus focos é fechar objetos do ensino médio, fazer recomposição de aprendizagem e revisar conteúdos”, informa.

Foto: David Alves / Ag. Pará

A estudante Fllor Muniz, 16 anos, pretende intensificar os estudos, sobretudo, na disciplina de redação nesse novo semestre. “Chegar com música e animação nos dá um gás a mais. A gente fica mais nervoso por conta de ser reta final, mas temos estrutura ótima, alimentação maravilhosa e professores interessados que fazem diferença no nosso aprendizado. Esa recepção é importante para a integração dos alunos, fortalece nossos laços, porque convivemos o dia todo juntos, um ajudando o outro no estudo”, diz.

A Escola Visconde de Souza Franco é uma escola de Tempo Integral para o Ensino Médio. Tem cerca de 300 estudantes atualmente. A unidade também abriga a sede da Diretoria Regional de Ensino 8, a Coordenação de Educação Especial (Coees) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).