Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes da rede estadual conquistam medalhas de ouro em Olimpíada Brasileira de Geografia

18/09/2023 16h53 - Autor: Clayton Santos (Ascom Seduc) 568 visualizações
Foto: Estudantes da rede estadual conquistam medalhas de ouro em Olimpíada Brasileira de Geografia
Foto: Divulgação

Eles se classificaram para a próxima etapa que será na cidade de Campinas, São Paulo

Uma equipe formada por três alunos da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, em Belém, foi classificada para etapa nacional da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) que ocorrerá no período de 28/11/23 a 01/12/23, na cidade de Campinas, em São Paulo. As olimpíadas visam a consolidação da aprendizagem dos alunos sobre os recursos naturais, a fim de entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial.

Coordenada pelas professoras Dilma Freitas e Elisângela Mello, a equipe denominada de Baobá, composta pelos alunos, Luiz Ricardo Ferreira de Souza, Alana Elen Cardoso do Nascimento e Michaelly Lima Ferreira, da 3ª série do Ensino Médio, conquistaram medalha de ouro na fase estadual, o que os credenciou para participar da etapa nacional como representante das escolas públicas do Estado do Pará.

Foto: Divulgação

“Fazer a OBG foi uma excelente experiência. Eu estava muito esperançoso para fazer esse ano, pois eu já havia participado ano passado, mas não tinha ficado em terceiro lugar. A escola incentiva a gente a fazer esse tipo de prova, com as matérias que a gente tem afinidade, para aampliarmos um pouco mais os nossos horizontes, é ótimo. Eu fiquei muito animado, e não só eu, como outros alunos também, nossa escola teve excelentes resultados. Agora é só aguardar a fase final”, afirma um dos integrantes da equipe, Luiz Ricardo Ferreira.

A diretora Ângela Silva comemorou o destaque que os jovens vêm alcançando nas olimpíadas do conhecimento. “Fico imensamente feliz ao ver nossos alunos empenhados na construção de saberes e professores motivados na mediação dessa construção. A nossa escola se orgulha pelo belíssimo desempenho que seus estudantes obtiveram na 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia. O incentivo dos professores, assim como o protagonismo e compromisso que os alunos demonstraram durante esse evento, são motivos de muita alegria. Eles representam o reconhecimento pelo trabalho que nossa escola desenvolve como representante da rede pública estadual de ensino do Pará e o ambiente que essa construção de conhecimento proporciona nessa importante fase da vida dos nossos jovens”, declarou.

Além da equipe classificada como equipe Ouro, que representará a Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães e as Escolas Públicas do Estado na etapa presencial em Campinas – São Paulo, outras equipes do Pará atingiram excelente pontuação, sendo classificadas como equipe Prata, composta por alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Parauapebas e equipe Bronze composta por alunos do Colégio Santa Catarina de Sena. 

A OBG 2023 conta com as Etapas Online a nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados. As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados à Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada. Ao todo, a Olimpíada contou com 258 inscrições.

SOBRE A OLIMPÍADA

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, a qual promove conhecimento, novas experiências e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos. O objetivo da olimpíada é criar um espaço de colaboração e possibilitar o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.