Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Professoras da rede pública estadual lançam livro sobre práticas pedagógicas

29/09/2023 08h07 - Autor: Clayton Santos (Ascom Seduc) 430 visualizações
Foto: Professoras da rede pública estadual lançam livro sobre práticas pedagógicas
Professoras da rede pública estadual lançam livro sobre práticas pedagógicas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), lançou nesta quinta-feira (28) o livro “Práticas linguageiras na sala de aula – reflexão-ação-reflexão: interfaces teoria e prática”. O evento ocorreu no hall Antonieta Santos Feio, do Cefor, em Belém.

O livro, organizado pelas professoras e formadoras do Cefor Missilene Barreto, Ana Lúcia Brito e Esther Braga, busca potencializar o incentivo à produção científica autoral de docentes a partir das vivências em sala de aula, enfatizando o saber-fazer docente com base no tripé ação-reflexão-ação, tomando a prática objeto de pesquisa e fazendo os educadores compartilharem entre si as ações pedagógicas concretas realizadas com os estudantes.

Formação - A professora Missiliene Barreto falou sobre a importância do livro para auxiliar no processo de formação dos docentes. “A obra é uma possibilidade formativa de grande valia, posto que traz em seu bojo experiências docentes reais e plurais refratadas na ação-reflexão-ação. Por esse motivo, o público-leitor-professor poderá identificar-se com as escritas conscientes, reflexivas e críticas postas nesta obra, reverberando-as em suas ações docentes”, disse a educadora.

A publicação tem oito capítulos, com artigos e relatos de experiências das organizadoras na educação básica da Seduc. Os textos refletem e dialogam de forma consciente e crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem. O livro pode ser baixado gratuitamente no formato E-book. (Colaboração de Igor Oliveira)