Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudante de Itaituba conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras

29/09/2023 16h25 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Secuc) 283 visualizações
Foto: Estudante de Itaituba conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras
Estudante de Itaituba conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras

O estudante Matheus Brito, de 16 anos, alcançou o 3° lugar em nível nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras). Estudante do segundo ano de tempo integral da Escola Estadual Maria das Graças Escócio Cerqueira conquistou um feito inédito na cidade de Itaituba, região de Integração Tapajós. O resultado foi divulgado no último dia 21 de setembro.

 Matheus, desde cedo tem afinidade com a matemática. A mãe do aluno, Roselma Silva, emocionada, conta que todos ficaram felizes com a conquista. “Eu fiquei feliz demais por ele. Mas o Mateus, nessa matéria de matemática, ele sempre gostou, sempre foi uma matéria assim que a gente vê, que ele sempre respondia tudo, sem precisar que eu ensinasse. Então, isso tudo para mim é a alegria de ter um filho desse jeito, um filho inteligente, uma pessoa especial, muito carinhoso, respeitador”, conta a mãe.

Estudante de Itaituba celebra com a comunidade escolar

 A diretora da unidade destaca que o trabalho colaborativo garante que eles tenham acesso igualitário à educação, além de desenvolver suas habilidades e potencialidades do estudante. “Orgulhosa até demais pelo resultado. Isso nos remete ao compromisso dos profissionais com a escola, em relação a inclusão, então ́ é um orgulho para o Pará, para o Município de para a Escola. Além de ser um incentivo para os outros alunos, já que isso mostra a sua potencialidade e aprendizagem que eles realmente aprendem na escola. Trata-se de um trabalho conjunto”, disse Antônia Simone, diretora da escola.

 “Todos os profissionais da educação, em especial da educação inclusiva, estão de parabéns, pois isso reflete o compromisso e responsabilidade que esses profissionais têm aqui na unidade”, completou José de Ribamar Almeida, dirigente da Diretoria Regional de Ensino Itaituba.

A premiação da competição, a única de seu tipo no país que é dedicada a celebrar e apoiar as habilidades matemáticas de alunos surdos, será realizada, virtualmente, no dia 27 de novembro.

Sobre a OBMLibras – A Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras é a primeira e única competição científica de âmbito nacional realizada completamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A prova é feita anualmente em escolas públicas e privadas com estudantes surdos em todas as regiões do Brasil. Os alunos recebem o acesso a uma plataforma com as questões gravadas em vídeo, elaboradas por professores surdos e ouvinte