28/11/2023 13h00 - Autor: Marcelo Júnior (Ascom Seduc) 7712 visualizações
Foto: Seduc promove live para apresentar cursos gratuitos de especialização para servidores
Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

Estão disponíveis cursos de Educação Ambiental e Coordenação Pedagógica. A live será às 18h pela plataforma AvaCefor e pelo canal do YouTube do Cefor.

Nesta terça-feira (28) a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realiza, em parceria com o Instituto Ânima, uma live de apresentação da nova oferta de cursos de especialização para servidores da rede estadual de ensino. Dessa vez estão disponíveis para inscrição os cursos de especialização em Educação Ambiental e em Coordenação Pedagógica. A transmissão ao vivo acontecerá às 18h por meio da plataforma AvaCefor e pelo canal do YouTube do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).

Todos os cursos têm o objetivo de fomentar a atualização profissional do corpo docente da rede estadual com foco em ações de meio ambiente e gestão, com nanocertificações de 30 horas. As vagas são destinadas a todos os profissionais graduados da educação estadual, podendo optar entre Educação Ambiental e Coordenação Pedagógica com início das aulas em 2024.

Com carga horária de 380h, a pós-graduação nanocertificada conta com aulas semanais síncronas (interação em tempo real entre os participantes) e atividades assíncronas (sem necessidade de interação em tempo real). A ação oferta um conjunto de materiais para suporte e aprofundamento dos conteúdos das aulas síncronas. Os cursos estão divididos em três módulos:

1- Módulo específico com 120h, em que o docente irá escolher a trilha específica que deseja seguir, entre Educação Ambiental ou Coordenação Pedagógica;
2 - Módulo comum com 120h focado em competências nucleares;
3 - Módulo eletivo com 140h em que os docentes terão a oportunidade de escolher disciplinas eletivas complementares.

Certificação - O Instituto Ânima é responsável pela criação do 1º curso de especialização nanocertificada do país. Esse é um conceito relacionado à educação e capacitação profissional altamente especializadas e focadas em competências específicas. Diferentemente de programas de certificação tradicionais, as nanocertificações oferecem uma abordagem mais ágil e flexível, permitindo adquirir habilidades e conhecimentos relevantes para as necessidades do mercado de trabalho de forma rápida e eficiente.

Instituto Ânima - Criado em 2005 para representar as estratégias de atuação social do ecossistema Ânima, o Instituto tem por objetivo a produção científica a partir de metodologias autorais, implementadas por meio de programas formativos, para apoiar a formulação de políticas públicas da educação básica e do ensino superior.